Leite de alpiste: benefícios, receita e contraindicações

leite de alpiste

O alpiste é comumente conhecido por ser muito utilizado na alimentação de aves, como os canários e periquitos. Mas, podemos também adicionar o leite de alpiste em nossa dieta regular a fim de garantir alguns benefícios para nossa saúde.

A receita do leite de alpiste é simples e quase não há contraindicações, sendo então incentivado o seu consumo.

Veremos que o leite de alpiste feito em casa de forma totalmente natural será um tratamento contra os mais variados males que atingem o fígado e problemas de retenção de líquidos no organismo. A receita do leite de alpiste mostra que é fácil de se fazer e não há motivos para evitá-lo (a não ser em casos de evidente contraindicação), podendo ser tomado ao menos duas vezes ao dia com o objetivo de prevenir e reduzir casos de gastrite, úlcera e hipertensão.

Benefícios do leite de alpiste

O alpiste possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Graças a isso, é recomendado para problemas no pâncreas e também no fígado. Além disso, é muito benéfico para o ganho de massa muscular. É possível ainda afirmar que o leite de alpiste é diurético.

Por ter propriedades antioxidantes, é certo afirmar que o leite de alpiste previne o envelhecimento, principalmente os casos de envelhecimento precoce.

Já por aumentar a contagem de hepatócitos no fígado, o leite de alpiste é de grande valia no tratamento de cirrose. Também, por conter a enzima libasse, ajuda a limpar as veias das gorduras prejudiciais.

O leite de alpiste é muito recomendado e traz benefícios para os seguintes casos:

círculo verde Hiperuricemia

círculo verde Gastrite

círculo verde Gota

círculo verde Úlcera

círculo verde Cirrose

círculo verde Hipertensão

Pode-se dizer inclusive que já se tornou conhecimento comum que o leite de alpiste traz diversos benefícios para diminuir a retenção desnecessária de líquidos no corpo, também elimina as toxinas e faz muito bem trazendo inúmeros benefícios para pessoas com infecções urinárias ou mesmo pedras nos rins. É também possível afirmar que o leite de alpiste pode ser considerado um eficiente emagrecedor, justamente pelas suas atividades diuréticas ao corpo, facilitando a eliminação de líquidos que não precisam ficar retidos.

leite de alpiste

Receita do leite de alpiste

A receita do leite de alpiste é muito fácil e pode ser feita de forma muito prática em casa. Basicamente você precisará de água e alpiste (que hoje em dia pode ser adquirido em qualquer comércio de produtos naturais e até mesmo supermercados).

Ingredientes do leite de alpiste:

* 5 (cinco) colheres de sopa de alpiste

* 1 (um) copo de água

Modo de preparo o leite de alpiste

1- Coloque o alpiste no copo de água e deixe-o descansar por cerca de 8 horas, de preferência pela noite;

2- Após o repouso, jogue a água utilizada fora (mantendo o alpiste);

3 - Coloque o alpiste em um liquidificador e adicione um copo de água novo (250ml) e bata por cerca de 1 (um) minuto.

Após bater o alpiste com água no liquidificador por um minuto o leite de alpiste estará pronto para beber e deverá ser consumido imediatamente. É recomendado tomar dois copos por dia, desta forma você pode tanto deixar duas quantidades de alpiste prontas para serem batidas, como também deixar uma nova quantidade de molho (por 8 horas) após beber o primeiro copo, podendo então beber o segundo antes de se deitar.

Contraindicações do leite de alpiste

O leite de alpiste é contraindicado para pessoas que tenham predisposição à inflamação intestinal e também síndrome de cólon irritável. Isso significa que caso faça parte de algum destes cenários, a ingestão de leite de alpiste não é recomendada sem antes consultar um médico. O mesmo vale caso você note algum destes sintomas após ingerir o leite de alpiste.

Leia também:

setaLEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

setaLEITE DE CASTANHA: BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA

setaOS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

setaCOMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

setaLEITE DE ARROZ: VEJA PORQUÊ FAZ BEM