Homus Tahine: receita original árabe, saudável e deliciosa

Homus tahine

Uma iguaria típica árabe, muito saudável, gostosa e fácil de fazer. Veja como fazer o seu homus em casa.

Em árabe, homus significa grão-de-bico e tahine é um creme feito de sementes de gergelim (sésamo), uma excelente fonte de cálcio, fibras, proteína, cobre, manganês, metionina e ômegas 3 e 6. Sendo o grão-de-bico uma leguminosa rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, a dupla homus tahine é realmente um prato muito saudável que você pode servir como entrada ou como finger food em festas, passado em torrinhas, em mini panquecas ou para acompanhar cenouras e aipos, como na foto abaixo.

Leia também:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

AS 5 LEGUMINOSAS MAIS SAUDÁVEIS DO PLANETA

Receita de Homus tahine

Ingredientes:

2 xícaras de grāo-de-bico (quanto menor o grão melhor)

1 xícara de tahine

Suco de 1 ou 2 limões preferivelmente sicilianos

2 ou 3 dentes de alho (sem o fio do meio que é indigesto)

1 colher de café de cominho em pó

Sal

Bicarbonato de sódio (para deixar os grãos de molho)

Modo de fazer cozimento:

* Deixe os grãos-de-bico de molho de uma noite para a outra, mínimo 12 hs, com água e bicarbonato de sódio. Troque a água de vez em quando.
* Lave os grãos antes de levar ao fogo em água fervendo. Retire a espuma que se formar durante a fervura. Tempo de cozimento: de 45 a 60 minutos, os grãos devem ficar bem cozidos, ou seja, macios.
* Deixe os grãos esfriarem e não jogue a água do cozimento fora pois pode ajudar se tiver dificuldades para bater no liquidificador.

Modo de fazer liquidificador ou mixer:

* Agora basta bater todos os ingredientes juntos mas a tarefa pode não ser muito simples dependendo da potência do seu eletrodoméstico.
* A dica é bater um pouco de cada vez para no final misturar tudo muito bem.
* O grão-de-bico deve ser batido sem a água mas se parecer muito seco e impossível de bater, use a água do cozimento, mas lembre-se que a sua consistência deve ser cremosa.
* Acrescente o alho já cortado fininho, o suco de limão, o cominho e o tahine. Ajuste o sal e os outros temperos (o cominho e o limão)

*Leve à geladeira e sirva sobre pães, torradas, panquecas... Pode ser conservado por uns 5 dias na geladeira. Bom apetite :)

Leia também:

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

TZATZIKI: RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

Fonte fotos: shutterstock