Batata Doce: Benefícios‏, Usos Medicinais e NOVAS RECEITAS


A batata-doce, (Ipomoea batatas) é uma planta originária das Américas tropicais, entre México e Colômbia, e que tem uso documentado já há mais de dez mil anos em toda a região antes ocupada pelos Maias. No Brasil, esse tubérculo gostoso é amplamente usado tanto na culinária quanto nas receitas da medicina popular e, muitas vezes, cultivado nos quintais e jardins.

Informações nutricionais e benefícios

A batata-doce é uma raiz muito popular, altamente nutritiva e livre de gorduras, rica em vitaminas e sais minerais, que sacia rapidamente pela qualidade do seu carboidrato, e cuja energia fornecida é gradualmente liberada, dado o seu baixo índice glicêmico.

Também tem baixo nível calórico, entre 90 a 100 calorias para cada porção de 100 gramas, por isso mesmo, a batata-doce é a queridinha do pessoal fitness.

13 benefícios da batata-doce

  1. Muito querida nas academias de todo o país porque o seu consumo aumenta a massa muscular
  2. Dá sensação de saciedade, diminui o apetite
  3. Melhora o trânsito intestinal, pela sua grande quantidade de fibras
  4. Sendo assim, a batata-doce ajuda a emagrecer!
  5. Dá uma boa força ao sistema imunológico pois é riquíssima em vitamina A
  6. Combate o envelhecimento precoce (a vitamina A é um antixidante)
  7. Ajuda a ter uma visão saudável (sempre por conta da vitamina A)
  8. Ajuda no combate ao câncer (por seu rico teor em betacaroteno, o pigmento que dá a cor alaranjada, um carotenoide antioxidante e precursor da vitamina A)
  9. Saúde da pele (a vitamina A é fundamental para a saúde da pele, combate radicais livres, os danos causados pela exposição solar. Além disso, a batata-doce contém vitaminas C e E, uma é antioxidante e a outra ajuda na produção de colágeno)
  10. Contra a diabetes, ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue
  11. Boa para o coração e para o cérebro, seja por controlar os níveis de açúcar e evitar a obesidade e a diabetes, seja por seu teor de vitamina B6, que combate as doenças degenerativas vasculares, que pelo seu teor alto teor em magnésio, que controla a contração dos músculos, o batimento cardíaco e os sinais emitidos pelo cérebro.
  12. Antiestresse dado os seus bons níveis de magnésio, cuja deficiência pode resultar em depressão e outros sintomas.
  13. O chá das folhas é um anti-inflamatório natural (saiba mais logo abaixo)

batata doce 2

Leia também nosso artigo sobre a batata-doce e a deficiência em vitamina A que fala de um projeto de nutrição em Moçambique, com a batata-doce de polpa cor de laranja. Há quinze anos que Moçambique vem introduzindo, com sucesso, essa variedade natural que é muito rica em betacaroteno e assim, buscando o controle da avitaminose A que ocorre em sua população.

Batata-doce, a planta

Sua rama cresce rápido e dá uma folhagem forte, exuberante de verde escuro e é fácil de se fazer brotar num copo com água a partir de um pedaço da batata. Em pouco tempo essa rama que surgiu de um pedaço de batata que a gente pôs para brotar em um copo com água pode encher toda uma janela com seu esplendor, e florir, atrair abelhas que buscarão suas flores.

As folhas da batata-doce são comestíveis

Além da própria batata, suas folhas podem ser comidas também, desde que refogadinhas como se faz com o espinafre, por exemplo (nunca consumir crua).

As folhas são ricas em betacaroteno e ajuda na ativação do sistema imunológico. Por essa sua propriedade, as folhas são bastante usadas em casos de gripe e outras afetações virais.

Diz-se que as folhas também são anticancerígenas, já que promovem a renovação celular. Uma coisa é certa, as folhas da batata-doce são comestíveis, gostosas e saudáveis.

Chá de folhas de batata-doce: usos medicinais

Mas, um outro bom uso para as folhas da batata-doce é o seu chá, que além de gostoso é curativo, você sabia?

Para que serve o chá da folha da batata-doce?

É um poderoso anti-inflamatório e, dizem, um santo remédio para ajudar na redução do nível do HDL, o mau colesterol.

Como anti-inflamatório esse chá é muito usado para garganta, gengivas e dentes, em bochechos, várias vezes ao dia.

Mas um alerta é necessário! O chá das folhas, ou o seu refogado, só devem ser consumidos frescos, pois oxidam rápido, tornando-se prejudiciais à saúde. Nunca consuma as folhas cruas, pois apresentam toxicidade.

Receitas com batata-doce: fáceis diferentes e novas

batata doce 3

Nós já demos aqui várias receitas com este alimento supernutritivo:

Leia também: CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

E agora vamos dar outras receitas novas e diferentes porque variar, é sempre preciso!

Panqueca de batata-doce

O vídeo abaixo é super rápido e mostra como fazer panqueca de batata-doce para ser servida com calda natural de frutas:

Muffin salgado de batata doce (fit, sem farinha)

O Canal Amor Pela Comida ensina essa receita fácil e fit (sem farinha, proteico, nutritivo, sem glúten e sem lactose) para quem está buscando seguir uma dieta com menos farinha e carboidrato.

Hambúrguer Vegetariano de Batata Doce

E que tal um hambúrguer vegetariano, super saudável, super nutritivo e que sacia a tua fome? Esta receita leva feijão e tantas especiarias deliciosas:

Talvez te interesse ler também:

MAÇÃ: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO ESCOLHER A MELHOR MAÇÃ DO MERCADO

JAMELÃO → A FRUTA COM SURPREENDENTES PROPRIEDADES DE CURA!

RAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...