Conheça 10 alimentos que purificam o fígado

Conheça

O que tem causado tantas epidemias e doenças atualmente? Vivemos em um ambiente totalmente tóxico, onde os alimentos, o ar que respiramos e até a água que bebemos, estão contaminados de produtos químicos que podem favorecer e causar enfermidades graves. Toda essa toxidade sobrecarrega nosso fígado.

Pesquisas cientificas demonstram como as toxinas presentes em nosso dia a dia, podem causar uma série de problemas, incluindo o autismo. Nós falamos aqui do caso da água sanitária muito usada por nós, brasileiros, na limpeza da casa, que aumenta o risco de infecções em crianças.  

É possível viver uma vida mais saudável e cercar-se de um ambiente menos tóxico e mais natural. Para isso é preciso uma mudança de conceitos, valores e, claro, de hábitos prejudiciais que sobrecarregam nosso organismo e prejudica nossa saúde.

A importância do fígado 

Se tem um órgão que deixar nosso organismo mais puro e limpo é o fígado. A maior glândula do corpo tem várias funções importantes para a nossa saúde:

* Desintoxica o sangue, limpando-o de todas as impurezas como gorduras, drogas, álcool e químicas de medicamentos;

* Converte o açúcar em energia e regula a glicose no sangue evitando a hipoglicemia;

* Produz a bile, que digere gorduras;

* Armazena o ferro no organismo.

Por ser um órgão suscetível a muitas doenças por suas várias funções vitais ao corpo humano, é preciso cuidar bem dele. Algumas formas é evitar o tabagismo, o excesso de álcool, ficar bem longe das drogas, fazer exercícios físicos regulares, evitar o consumo de açúcar e principalmente, manter uma alimentação saudável e equilibrada. 

Purificando o fígado

A seguir, alguns alimentos que ajudam a dexintoxicar o fígado e mantê-lo mais saudável:

Tomate

Tomates são ótimos para desintoxicar o fígado, pois possuem glutationa que é uma proteína que desintoxica o fígado. Além de dexintoxicante do fígado, ainda possui o licopeno, outra substância que combate o câncer de mama, pulmão e pele.

Cenoura

Cenouras são como um remédio natural para o fígado, pois além da glutationa, ainda possui betacaroteno e flavonoides que ajudam a manter a pele saudável e cuidar do coração.

Espinafre

Importante hortaliça, o espinafre também possui glutationa que desintoxica o fígado, mantendo-o limpo e consequentemente, seu sangue mais puro.

Alho

O alho possui enxofre, alicina e selênio, poderosos compostos naturais que ajudam o fígado a liberar toxinas.

Abacate

Os abacates ajudam o fígado a produzir glutationa naturalmente, deixando ele totalmente limpo.

Frutas cítricas

Limões possuem vitamina C em grande quantidade e por ser cítrica, ajudam o fígado e se purificar de toxinas não absorvidas pela água.

Maçã

Maçãs ajudam a liberar toxinas pelo trato digestivo, ajudando o fígado a trabalhar melhor e ficar mais puro.

Azeite de Oliva

Óleos vegetais prensados a frio, tais como o azeite, o óleo de cânhamo e de semente de linho dão um grande suporte ao fígado, fornecendo ao corpo com uma base líquida que pode sugar as toxinas nocivas no organismo.

Chá verde

O chá verde é repleto de antioxidantes como as catequinas, comprovadamente reconhecidas por seus benefícios às funções hepáticas.

Repolho

Os isotiocianatos (ITCs) feitos a partir dos glucosinolatos presentes no repolho fornecem enzimas hepáticas desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas no organismo.

Leia também: 10 alimentos e ervas que são verdadeiros antibióticos naturais

Fonte foto: wikipedia.org