Jabuticaba e Açaí estão entre as 10 melhores frutas do mundo


Jabuticaba e Açaí são destaques em lista mundial de melhores frutas divulgada pelo site TasteAtlas, que reúne avaliações de usuários sobre pratos e ingredientes característicos de diversos países. Conheça as frutas top 10 do planeta.

O TasteAtlas, renomado por suas avaliações de pratos e ingredientes típicos ao redor do mundo, recentemente divulgou uma lista que destaca 84 melhores frutas do planeta. Entre esses tesouros da natureza, duas frutas brasileiras, a Jabuticaba e o Açaí, brilharam intensamente, conquistando posições de destaque.

A lista revela uma variedade surpreendente de frutas, cada uma com suas características distintas, sabores inigualáveis e origens fascinantes. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas 10 frutas que conquistaram corações e paladares em todo o mundo. Pela ordem:

Pêssego da Região de Naoussas (pontuação 4,7)

Originário da China, o pêssego adaptou-se perfeitamente às condições do Mediterrâneo, resultando em uma das frutas mais populares da Grécia. Têm um aroma rico e um sabor doce que os torna altamente procurados.

Mangostim (pontuação 4,6)

Mangostim ou mangostão (Garcinia mangostana) é caracterizada por uma casca roxa escura que protege sua polpa branca. Esta fruta tropical é suculenta, macia e doce, com um toque sutil de acidez. Popular no Sudeste Asiático e especialmente no Vietnã.

Morangos Kaszëbskô Malëna (pontuação 4,6)

Cultivados em distritos específicos na Polônia, esses morangos vêm em variedades destinadas tanto ao consumo direto quanto ao processamento, oferecendo sabores aromáticos e equilibrados.

Deglet Nour (pontuação 4,5)

Uma variante de tâmara, pequena e âmbar, originária da Argélia, com carne quase translúcida e sabor doce, levemente amendoado e caramelado. É comumente utilizada em pratos tradicionais do norte da África.

Lúcuma (pontuação 4,5)

Lúcuma (Pouteria lucuma) ©OtterAM/Wikipedia

Lúcuma (Pouteria lucuma) ©OtterAM/Wikipedia

Parecida, parente da fruta nativa Abiu, a Lúcuma (Pouteria lucuma), é originária da região andina da América do Sul. É uma fruta com alto valor nutricional, rica em cálcio, proteína, ferro, zinco e betacaroteno. Seu sabor doce e levemente parecido com o de maple é ideal para sobremesas e sorvetes.

Limone di Massa Lubrense ou Sorrentino (pontuação 4,5)

Limões perfumados originários da península de Sorrento, Itália, conhecidos por seu suco abundante e equilibrado em açúcar e acidez. Amplamente usados em pratos italianos e na produção de licores, como o famoso Limoncello.

Mandarini Chiou (pontuação 4,5)

Tangerinas (Citrus reticulata) aromáticas cultivadas na ilha de Chios, na Grécia, são conhecidas por seu sabor intenso e por perfumar toda a ilha. Utilizadas na fabricação de marmeladas, sucos e óleos essenciais.

Wiśnia Nadwiślanka (pontuação 4,5)

Cerejas cultivadas na Polônia, são pequenas, redondas, altamente aromáticas e têm propriedades antioxidantes, sendo ideais para sucos, geleias e sobremesas.

Açaí (pontuação 4,4)

Originária da região amazônica, essa fruta roxa escura é consumida na forma de polpa e tem um sabor que lembra chocolate misturado com frutas silvestres.

Jabuticaba (pontuação 4,4)

Frutas roxas, nativas do Brasil, crescem diretamente nos troncos das árvores e são conhecidas por sua combinação única de doce e ácido. Consumidas frescas ou transformadas em geléias, sucos e doces.

Gostou da lista? Achou justa? Cada país com suas delícias! Interessante notar que nesta lista das 10 frutas mais amadas no mundo, duas são da Grécia, duas da Polônia e duas do Brasil. No nosso caso as frutas são nativas, mas é interessante saber que solo e clima podem favorecer sabores e texturas melhores em frutas não nativas, mas que se adaptam bem. Quem nunca ouviu falar dos tomates de Santorini, Grécia, ou de Nápoles, Itália, especiais por serem cultivados em terras vulcânicas?

Talvez te interesse ler também:

Frutas do cerrado: conheça e preserve!

Os 10 alimentos mais caros do mundo

16 frutas brasileiras em risco de extinção segundo a Slow Food Brasil

Como reaproveitar cascas de frutas e legumes: zero desperdício

Frutas secas: por que você deveria começar agora o hábito de comê-las sempre

As 10 frutas que mais contêm fibras




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...