Qual é a árvore mais antiga do mundo? Novo estudo revela


Um grupo de pesquisadores está diante da descoberta da árvore mais antiga do mundo. A grande anciã mora no Chile, no Parque Nacional Alerce Costero.

Trata-se de um cipreste-da-patagônia ou alerce-da-patagônia (Fitzroya cupressoides), uma espécie de conífera da família Cupressaceae, natural da América do Sul.

Conhecida no Chile como Gran Abuelo,”Bisavô”, a árvore pode ter mais de 5.000 anos, de acordo com um novo estudo liderado por Jonathan Barichivich, cientista chileno que trabalha no Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais em Paris.

Apesar de não terem conseguido determinar a idade exata da árvore, por causa da medida de seus anéis particularmente grandes, os cientistas concluíram que esta é a árvore mais antiga do mundo.

Usando uma combinação de modelos de computador e métodos tradicionais para calcular a idade das árvores, Jonathan Barichivich disse que tanto a amostra extraída quanto outros métodos de datação sugerem que a árvore tenha até 5.484 anos.

Como se mede a idade de uma árvore?

Perfurara-se parte da árvore com uma broca em forma de T para extirpar cilindros estreitos de madeira sem prejudicar a árvore.

Mas como o tronco do Bisavô é particularmente grande, Barichivich não conseguia alcançar o centro da árvore com sua broca. Então, ele recorreu à modelagem estatística para determinar a idade completa da alerce milenar.

“Esse método nos diz que 80% de todas as trajetórias de crescimento possíveis nos dão uma idade dessa árvore viva superior a 5.000 anos”, diz Barichivich. “Há apenas 20% de chance de que a árvore seja mais jovem.”

A idade estimada superaria o atual recordista, o pinheiro bristlecone, Methuselah, presente no leste da Califórnia, que possui 4.853 anos de anéis de crescimento anuais.

Há controversas

As alerces são coníferas da mesma família botânica das sequoias e, de longe, podem se assemelhar a essas gigantes que também atingem idades extremas.

Provavelmente a Bisavô é a nova árvore mais antiga do mundo, mas alguns dendrocronologistas consideram a contagem real de anéis como o padrão-ouro para determinar a idade de uma árvore.

“A ÚNICA maneira de determinar verdadeiramente a idade de uma árvore é contando dendrocronologicamente os anéis e isso requer que TODOS os anéis estejam presentes ou contabilizados”, escreveu Ed Cook, diretor fundador do Tree Ring Laboratory da Columbia University, em um e-mail.

A afirmação de Barichivich ainda não foi publicada em alguma revista científica, porque não envolve a contagem completa dos seus anéis de crescimento.

Quanto tempo a árvore mais antiga do mundo ainda pode viver?

Embora tenha sobrevivido a inúmeras eras da civilização humana, Barichivich está preocupado com a sobrevivência da árvore no Parque Nacional Alerce Costero porque milhares de pessoas vão visitá-la todos os anos, pisando em suas raízes e até levando pedaços de sua casca para casa.

“É como um espécime exibido em um zoológico em condições terríveis”. As pessoas deveriam “pensar por uma fração de segundo sobre o que significa viver 5.000 anos”, diz ele.

Talvez te interesse ler também:

As 10 árvores mais antigas do mundo

Árvore da Vida – os significados celta e bíblico

Árvore da morte existe! Conheça esse perigo!

Abraçar árvores diferentes produz curas específicas

10 lições de vida que podemos aprender com as árvores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...