Nasce um filhote raro de macaco criticamente ameaçado de extinção


Os amantes da conservação têm motivos para comemorar com o nascimento de uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção do mundo, em um zoológico no Reino Unido.

No dia 16 de maio, nasceu um raro macaco-de-crista de Sulawesi (Macaca nigra) no Zoológico de Chester, para a alegria da orgulhosa mãe Rumple e do pai Mamassa.

Imagens adoráveis capturaram o recém-chegado agarrado à sua mãe enquanto fazia sua primeira aparição no recinto, encantando os visitantes do maior e mais popular zoológico do Reino Unido.

Essa espécie está classificada como Criticamente Ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e menos de 5.000 indivíduos ainda vivem em seu habitat natural na ilha indonésia de Sulawesi.

Embora os adultos tenham faces tão escuras e lindas quanto o ébano, os filhotes nascem com a pele do rosto clara, o que realça seus belos olhos.

Os macacos-de-crista de Sulawesi são animais altamente sociáveis que vivem em grandes grupos. Por isso, o novo filhote está sendo introduzido por sua mãe Rumple a outras fêmeas, que estão compartilhando as responsabilidades parentais. Essa cooperação é maravilhosa de se presenciar”, explicou Mark Brayshaw, responsável pelos mamíferos no zoológico.

“Cada nascimento representa um passo importante para o programa internacional de conservação, que se dedica a proteger o futuro dessa espécie criticamente ameaçada. Além disso, oferece uma oportunidade valiosa para aprender mais sobre seu comportamento, biologia e estruturas sociais, o que contribui para os esforços globais de proteção das espécies”.

Sulawesi é a 11ª maior ilha do mundo, com aproximadamente 70.000 milhas quadradas, e está situada a leste de Bornéu. Uma parcela significativa, 62% (79 espécies), dos mamíferos da ilha são endêmicos, ou seja, não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo, exceto ali.

Olha a fofura do dia, do mês, do ano! Assista ao vídeo!

Talvez te interesse ler também:

Nascem na Escócia 5 gatinhos selvagens criticamente ameaçados

Vestir-se de panda para cuidar de pandas: o trabalho dos sonhos

Depois de 4 anos em busca de um parceiro, lêmure em risco de extinção dá à luz um filhote




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...