Nozes e amendoins: meio punhado ao dia para não ficar doente


Nozes, amêndoas, amendoins e todas as frutas de casca rija em geral (exceto para quem tem alergia) fazem um verdadeiro bem à saúde.

Há tempos, a ingestão destas alimentos é associada a um menor risco de morte mas, poucos estudos até agora, tinham investigado a relação entre o consumo de frutos de casca rija e a redução do risco de desenvolver doença cardiovascular e outras doenças graves.

Basta comer um pequeno punhado de nozes por dia para viver por mais tempo. Um estudo publicado na revista International Journal of Epidemiology, foi considerado como o mais completo e significativo de todas as pesquisa sobre o tema, realizadas até agora.

A nova pesquisa faz parte do Cohort Study, em curso na Holanda desde 1986, envolvendo 120.000 pessoas entre homens e mulheres holandeses. Os autores do estudo concluíram que os homens e as mulheres que comem pelo menos 10-15 gramas de nozes ou amendoins por dia – cerca de metade de um punhado – têm uma clara redução no risco de morte por algumas doenças graves, do que as pessoas que não as consomem.

No estudo, como na vida cotidiana, os amendoins são considerados como frutas de casca rija, embora botanicamente sejam da família das leguminosas.

Benefícios

O risco de mortalidade é reduzido com relação às doenças respiratórias, degenerativas, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. O amendoim protege a saúde assim como as nozes, mas o creme de amendoim industrial (que muitas vezes tem ingredientes adicionais, tais como óleos vegetais, açúcar e sal) não tem o mesmo efeito.

Estudos anteriores realizados nos Estados Unidos e na Ásia já haviam demonstrado uma associação entre o consumo de nozes e amendoim a um menor risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, mas o novo estudo é considerado surpreendente especialmente pelo aspecto da redução do risco de câncer e diabetes, duas das doenças mais preocupantes dos nossos tempos.

Todos os créditos dos benefícios seriam dados às gorduras poliinsaturadas, às vitaminas, aos antioxidantes e aos compostos bioativos presentes nas frutas de casca rija, substâncias que podem reduzir o risco de ficar doente

Por fim, 15 gramas destas frutas contêm menos de 100 calorias, por isso não é um problema inseri-las como merendinha durante o dia 🙂

Leia também: Hora do lanche, mas por que apenas salgadinhos?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...