3 dias nessa casinha em uma ilha deserta para se desintoxicar do computador e do smartphone


Esquecer o smartphone pelo menos por alguns dias e mergulhar no silêncio da natureza. Isso na Suécia não é um fardo, nem muito menos uma coisa difícil de realizar. Entre bosques e caminhos nevados é possível conseguir se livrar da internet, do whtasapp e dos telefonemas de trabalho para fazer um verdadeiro e necessário digital detox.

Uma experiência que nasceu como um estudo da Universidade de Estocolmo, em que a pessoa ficava durante três dias em uma das pequenas casas construídas em uma pequena ilha lacustre, sem qualquer conexão wi-fi.

É o fim de semana “digital detox”, palavra que se ouve falar cada vez mais, um verdadeiro “pacote” que inclui um monte de caminhadas pelas geleiras idealizadas pelos pesquisadores da capital sueca, para relaxar e desintoxicar, em uma área bem remota do mundo.

Esta iniciativa faz parte do projeto The 72 Hour Cabin, nascido com o apoio do West Sweden Tourist Board e do Visit Sweden. São cinco pequenas casas construídas com materiais locais e sustentáveis, ​​localizadas na ilha privada de Henriksholm, Lake Ånimmen no sul-leste de Dalsland, no oeste da Suécia. As casinhas foram feitas para a edificante experiência de estar durante 72 horas, isolado do resto do mundo, completamente imerso em prados, grandes lagos, montanhas e geleiras.

Na verdade, a qualidade de vida sueca é notoriamente de alto nível. Qual o segredo? O estudo de caso que quiseram examinar os pesquisadores, revelou os efeitos significativos para a saúde seguindo esse típico estilo de vida sueco “próximo à natureza” – com uma redução de 70% no estresse após apenas 72 horas.

Para explorar os efeitos da relação única que os suecos têm com a natureza, em setembro de 2017, foram examinados os casos de cinco pessoas que realizavam alguns dos trabalhos mais estressantes do mundo, e que experimentaram o estilo de vida sueco de viver em estreito contato com a natureza. Durante o estudo, os participantes permaneceram em cabines de vidro construídas sob medida para estarem o mais próximo possível da natureza. Após 72 horas, todos mostraram uma diminuição na pressão arterial, níveis de estresse e frequência cardíaca e eles também se tornaram ainda mais criativos.

O objetivo do pacote é garantir que o hóspede se isole do mundo por três dias dormindo na floresta e vivendo isolado, aprendendo a andar de canoa ou a reconhecer plantas medicinais e a cozinhar a comida no fogo. Também é planejado trekking, alguns passeios de sleddog, o trenó puxado por huskies e, por que não, algum mergulho nas cachoeiras congeladas.

Viver sem conexão wi-fi é possível e, se você não pode ficar 3 dias em uma pequena ilha sueca, tente fazer isso em casa e, pelo menos por algumas horas do dia, ou melhor ainda em um final de semana, se desconecte do mundo externo e se reconecte consigo mesmo. Isso te ajudará a recuperar as próprias ideias, o próprio tempo e acima de tudo a própria paz.

Conversas ao vivo e em cores com pessoas está valendo! Chega de se relacionar com o mundo tendo sempre um rabo de olho no celular.

Olha que maravilha! Você toparia se isolar assim do mundo?

Talvez te interesse ler também:

DIGITAL DETOX NO FIM DE ANO: DICAS PARA DESINTOXICAÇÃO DA INTERNET E SMARTPHONES

CRISE DE ABSTINÊNCIA COMO DROGA. O QUE ACONTECE AO CORPO SEM AS REDES SOCIAIS POR UMA SEMANA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...