A cabine de vidro que reduz o estresse em 72 horas, graças ao contato com a natureza


Se a vida na cidade te estressa, para reduzir o nervosismo e as sensações negativas bastaria entrar em uma cabine de vidro, uma espécie de microssala imersa no verde, para dar adeus aos nervos à flor.

Esta cabine parece realmente ter o potencial de regenerar as forças de uma pessoa em apenas 72 horas.

A natureza é conhecida por ser um antiestresse natural muito poderoso, mas nem sempre temos a oportunidade de aproveitá-la. Parece que pelo menos 3 dias de “mergulho” completo no verde sejam o suficiente para nos curar do frenesi da vida da cidade, regenerar as forças, reencontrar a paz e a tranquilidade para melhorar a nossa saúde física e ou mental.

Em muitos lugares do mundo, Brasil incluso, não faltam espaços verdes para dar aquela fugida do cinza e do barulho metropolitano. Já a Suécia, um país que têm muitos espaços verdes disponíveis, bosques e lagos incontaminados pensou na criação de um lugar especial onde fazer uma pausa totalmente relax, natural, selvagem, e possível graças a estas cabines de vidro:

cabine vidro 2

Elas se encontram precisamente em Henriksholm, uma ilha privada na província de Dalsland, que se caracteriza por uma paisagem fabulosa, feita de florestas e prados intocados.

As microcabines foram projetadas por Jeanna Berger, uma estudante de arquitetura sueca cujos pais são os proprietários da ilha. As estruturas, em prática miniquartos adequados para um máximo de duas pessoas, são feitas de vidro e têm como característica principal o contato total com a natureza.

A ideia era tão interessante que tornou-se a razão de um estudo de pesquisadores do Instituto Karolinska, uma das principais universidades de pesquisas médicas de Estocolmo, que quis avaliar os efeitos na saúde das pessoas após 3 dias de sono dentro dessas microcabines imersas na natureza.

cabine vidro 3

5 pessoas participaram do experimento: Chris, jornalista de viagens com sede em Londres à procura de paz e tranquilidade; Steffi, policial de Munique que luta contra a natureza imprevisível do seu trabalho; Ben, um apresentador de televisão em Londres que viaja sempre; Baqer, um coordenador de eventos em Nova York que está sempre em movimento dado o seu trabalho, e Marilyne, uma motorista de táxi parisiense que se estressa dirigindo seu taxi todos os dias no trânsito da cidade-luz.

Depois de uma viagem de três dias para a Ilha Henriksholm, ficando nas pequenas cabines de vidro e participando de atividades ao ar livre, essas pessoas experimentaram níveis significativos de redução do estresse, que chegou a cair em até 70%. Os participantes também tiveram uma diminuição de 9% na pressão arterial sistólica, com frequências cardíacas baixas e uma diminuição significativa da ansiedade.

Uma vez concluído o estudo, as reservas para ficar 72 horas nos armários de vidro foram abertas ao público. Mas as cabines não aceitam qualquer tipo de turista.

O projeto foi pensado justamente naqueles que precisam acalmar os nervos, abaixar o nível de estresse, especialmente pessoas que vivem nas grandes cidades e fazem um trabalho particularmente exigente.

E dado o sucesso da terapia natureza 100%, quem vem gerenciando a “acomodação” antiestresse, fazendo pacotes promocionais para os mais necessitados (estressados) é propriamente a agência de turismo do governo sueco.

Interessante, nao é mesmo?

Veja o vídeo e saiba, visitar a Suécia pode ser uma boa pedida pra você, que diz estar estressado até o último fio de cabelo:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...