Na Suécia reabre o IceHotel na Lapônia, único onde se pode ver a aurora boreal


Admirar a aurora boreal na Suécia e se hospedar em um hotel de gelo na Lapônia. Esta é a pedida do ano para quem quer conhecer este país e aproveitar que o inverno 2013-2014 promete ser o melhor para observar e fotografar o extraordinário espetáculo da aurora boreal.

Ocorrerá durante este inverno europeu o próximo pico da atividade cíclica da aurora, que se repete a cada 11 anos. Entre as cidades do norte da Suécia, encontramos um lugar especial para admirar a aurora boreal. Trata-se da Aurora Sky Station no Parque Nacional de Abisko, perto da fronteira da Noruega e 200 km ao norte do Círculo Polar Ártico.

foto

É um verdadeiro paraíso, com praticamente nenhuma poluição atmosférica, o que permite de se ver a maior parte da aurora. O observatório está localizado no topo do Monte Nuolja e é acessível por um teleférico. Durante a sua estadia, é possível praticar esqui, escalada no gelo e outras atividades na neve. A visita ao observatório, sem reserva, custa aproximadamente 78 euros. A Aurora Sky Station estará aberta todos os dias, a partir das 21:00 hs, até 30 março de 2014. O pernoitamento pode ser feito na STF Mountain Station Abisso.

Para se chegar em Abisko, deve-se pegar um voo até a cidade Kiruna e de lá continuar a viagem em trem ou alugando um carro, viajando outros 100 km em direção ao oeste.

A 15 minutos de Kiruna, existe um lugar realmente original para se hospedar. É um hotel de gelo, o primeiro e maior no mundo. Todos os anos ele é construído entre outubro e dezembro na vila de Jukkasjärvi, na Lapônia sueca. O hotel oferece 65 quartos, sauna e área para relaxamento.

foto

foto

O IceHotel reabriu este ano pela 24ª vez. Entre as novidades da temporada, há uma varanda no telhado para ver a aurora boreal e um cinema. Outra novidade é uma suíte delux, de 49 m2, construída em colaboração com o fabricante de automóveis MINI Cooper e Designworks USA, com sauna e área de relaxamento aquecida. Como em todos os anos, há tanto o Icebar como a igreja, onde muitos casais decidem se casar ou batizar seus filhos. O IceHotel também se distingue pela escolha de usar 100% de energia renovável e pela vontade de produzir, até 2016, um excedente de energia limpa.

Para construir o hotel de gelo são necessárias cerca de 8 semanas, às quais se juntam outras 6 semanas de trabalho antes e depois da construção. No total, são empregados pelo menos 1.000 toneladas de gelo. O trabalho exige a participação de 40 artistas que realizam verdadeiras esculturas.

Como chegar ao IceHotel? O hotel está localizado na aldeia de Jukkasjärvi, às margens do rio Torne, a 15 minutos de Kiruna, onde se pode chegar com um voo de 1 hora e meia com a SAS a partir de Estocolmo ou Copenhagen, quintas e domingos, ou, a partir deste ano, até mesmo com a companhia aérea low cost Norwegian Air Shuttle, com partidas de Estocolmo.

Para mais informações: Icehotel.com – visitsweden.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...