5 maneiras de melhorar sua produtividade durante o trabalho home-office


Com dicas e hábitos simples é possível melhorar a produtividade durante o trabalho home-office. Veja o que você pode fazer para ter bons resultados.

Poder trabalhar de casa e não precisar enfrentar o trânsito para chegar ao trabalho sempre foi o sonho de muita gente e a pandemia tornou isso possível para muitas pessoas. Pela necessidade do isolamento social, muitas empresas adotaram as atividades remotas e as pessoas passaram a trabalhar de casa.

Se por um lado essa realidade parecia um sonho, por outro pode se tornar um pesadelo, principalmente quando não se consegue manter a produtividade durante o trabalho home-office.

Filhos em casa, outras atividades para fazer e até mesmo o local pouco habitual para trabalhar podem ser uma grande distração e fazer com que o rendimento profissional caia.

Para que essas e muitas outras questões não atrapalhem a produtividade durante o trabalho home-office é preciso adotar hábitos e recursos que ajudem a manter o foco e garantam um bom rendimento.

Mantenha a produtividade durante o trabalho home-office

Ações simples podem fazer com que se transforme em um profissional melhor, que consegue entregar as metas e surpreender com os resultados. Veja como fazer isso da melhor forma.

Tenha um espaço dedicado ao trabalho

A melhor maneira de não ser interrompido a todo momento ou não ficar rodeado de distrações é montando um cantinho dedicado ao trabalho.

Uma mesa com computador em um canto de algum cômodo ou todo um ambiente dedicado a ele garantirá que todas as pessoas da casa saibam que quando estiver ali não é momento de interrupções.

Outro ponto é deixar o local preparado com tudo o que precisa para que não tenha que a todo momento sair de lá para pegar alguma coisa e acabe afetando a produtividade durante o trabalho home-office.

Faça um planejamento das tarefas

Não é porque está trabalhando de casa que poderá fazer as coisas de qualquer jeito, pelo contrário, é preciso manter a organização.

O planejamento das tarefas é essencial e isso pode ser feito todos os dias antes de iniciar as atividades verificando o que precisa ser feito, o tempo previsto e dessa forma montando uma agenda.

Se preciso, programe horários para fazer uma delas, pois dessa forma evitará procrastinar.

Use ferramentas que permitem melhorar a produtividade durante o trabalho home-office

Não é porque está em casa que precisa trabalhar com recursos escassos e deixar a tecnologia de lado, pelo contrário, esse é o momento de buscar por novas ferramentas que se adaptam à nova realidade.

Existem muitos softwares que podem auxiliar como, por exemplo, o Kanbanize, que permite acompanhar o fluxo de processos e saber se os prazos estão sendo cumpridos. Com ele todo time pode saber o andamento das tarefas e fazer o acompanhamento em tempo real.

Ferramentas como essa que utilizam o sistema Kanban podem trazer vários benefícios como evitar perda de tempo, permitir uma visão geral, reduzir os relatórios e garantir entregas em tempo hábil, pois você consegue visualizar de forma fácil o que deve ser feito, o que está sendo feito e o que já foi feito.

Tenha horários de trabalho e pausas definidas

Manter uma rotina é essencial, mesmo que tenha flexibilidade de horário para realizar as tarefas.

Defina um horário para começar a trabalhar e um para terminar. Isso fará com que não caia em distrações e passe mais tempo se dedicando ao trabalho do que havia previsto.

Se é uma pessoa que fica muito focada e acaba perdendo a hora, definir os horários para as pausas será necessário.

Para não ficar longos períodos trabalhando pode usar a técnica do Pomodoro, trabalhando cerca de 25 minutos e fazendo pausas de 5. Depois de repetir esse ciclo por algumas vezes, pode se dar um intervalo mais longo.

Não trabalhe de pijama

Pode parecer um sonho trabalhar de pijama, mas, isso pode se tornar um pesadelo. Se está trabalhando deve estar vestido adequadamente para isso. Não é necessário colocar um traje social, mas pelo menos esteja arrumado caso precise participar de uma videoconferência de última hora.

Se estiver vestido adequadamente não precisará interromper o que está fazendo para se arrumar correndo. Além disso, estar vestido adequadamente faz com que a preguiça vá embora e faça seu cérebro entender que não é hora de relaxar.

A produtividade durante o trabalho home-office pode ser boa e se tornar até melhor do que quando se está na empresa. É preciso buscar maneiras de garantir um bom desempenho no trabalho, pois já se sabe que, em muitos casos, o trabalho remoto tende a ser adotado como uma prática rotineira de trabalho em um futuro bem próximo.

Talvez te interesse ler também:

10 divisórias de ambientes para casa, usando a reciclagem criativa

“Enclothed Cognition”: como usar as roupas a seu favor durante a pandemia

Feng Shui para atrair dinheiro, trabalho e prosperidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...