Pessoas com deficiência enfrentam discriminação no trabalho

trabalho-pessoas-deficiência

O número impacta: 4 entre 10 pessoas com deficiência já sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho, segundo o estudo de um portal de vagas de emprego, o vagas.com, divulgado na semana passada. O levantamento aponta que um outro problema enfrentado por pessoas com deficiência é a falta de oportunidade de trabalho.

A situação, que já é difícil para quem enfrenta qualquer tipo limitação, agrava-se com a falta de sensibilidade e de respeito de muitas pessoas que não conseguem se colocar no lugar do outro. Há relatos de casos em que o portador de deficiência chega a ser zombado pelos seus colegas de trabalho por causa do seu "jeito diferente" de andar.

Leia também: 10 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR O MUNDO

A pesquisa ouviu mais de 4000 pessoas com deficiência e mais da metade delas afirmou ter dificuldades no mercado de trabalho. Dentre os problemas mais comuns estão a falta de oportunidade em trabalhos que se alinhem ao perfil profissional do candidato e, também, o bullying. 57% dos entrevistados afirmam que já sofreram bullying, recebem baixos salários e não têm um plano de carreira. Além disso, acontece de a equipe de trabalho na qual está inserida uma pessoa com deficiência não acreditar no potencial dela, revelando uma grande dificuldade de convivência no ambiente de trabalho.

O Brasil tem a lei 7.853/1989, em vigor há quase trinta anos, que obriga empresas a contratarem um percentual de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários. O Estado de São Paulo tem 400 mil vagas destinadas a esse público, mas apenas 100 mil estão ocupadas. Na capital paulista, uma política especial para as pessoas com deficiência será lançada no final de setembro, com o objetivo de reforçar o cumprimento da lei. É preciso garantir que as pessoas com deficiência não só tenham a garantia de empregabilidade, mas as condições de que ela se cumpra atendendo às suas necessidades. 

Garantir o acesso ao emprego às pessoas com deficiência é um ato de cidadania e uma forma de integrá-las socialmente. 

Especialmente indicado para você:

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: 10 SINAIS PARA AJUDAR VOCÊ A IDENTIFICÁ-LA

TURISMO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O BRASIL QUE A GENTE QUER

Fonte: tvbrasil