18 de abril também é Dia do Amigo

Como diz aquela canção: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves… dentro do coração”. Realmente, ter um amigo é sinônimo de ter um tesouro. E, por ser tão valioso, devemos cuidar dele com o cuidado que dispensamos a tudo o que nos é caro.

Dia 18 de abril é Dia do Amigo. É claro que, na verdade, todos os dias são dias que devemos dedicar à amizade. Mas a data, embora não oficial, acabou sendo comemorada aqui no Brasil. O Dia do Amigo é um dia especial para se celebrar com aquele que escolhemos ser nosso parceiro de vida.

Existem outras datas comemorativas da amizade. Internacionalmente, é o dia 20 de junho e, no Facebook, popularizou-se o dia 4 de fevereiro para trocas de mensagens e homenagens entre os amigos “virtuais”.

Já a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu, desde 2011, o dia 30 de julho como o Dia Internacional do Amigo, ao reconhecer “a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

Ter amigos é sinômino de ter saúde

Amizade e felicidade são duas parceiras. Se ter saúde é um bem causador de felicidade, a amizade é uma das mais importantes contribuições para esse estado de espírito.

Nós precisamos do afeto e acolhimento que um amigo nos dá, sem julgamentos e preconceitos. A convivência sincera entre amigos faz bem e nos dá força para passarmos por situações difíceis e gozar daquelas que são prazerosas!

Há várias pesquisas científicas que atestam que uma boa rede de amigos faz bem para a saúde. Um estudo feito pela Universidade Brigham Young (EUA), publicada na revista PLoS Medicine, descobriu que quem tem amigos pode viver até 50% mais do que quem vive só.

Uma outra pesquisa, promovida por Jeffrey Hall, professor de comunicação da Universidade do Kansas e autor da teoria Communicate Bond Belong (CBB), afirma que “uma interação social opera dentro de um sistema homeostático, desenvolvido por pressões internas que vão satisfazer a necessidade de pertencer e conservar a energia social”.

A solidão pode ser devastadora para a saúde mental. Claro que é ótimo termos o nosso espaço e os nossos momentos sós, os quais, também, fazem muito bem à saúde, mas a solidão completa é altamente prejudicial do ponto de vista emocional.

Fazer amizade é difícil? Nem tanto!

Um estudo, envolvendo 355 adultos que haviam se mudado recentemente de cidade, averiguou as circunstâncias que fazem as pessoas construírem um novo círculo social. O estudo trabalhou com uma escala para analisar o que leva uma pessoa a se tornar a melhor amiga de outra.

Tempestivamente, foram necessárias 50 horas de interação para alguém deixar de ser um mero conhecido para se tornar um amigo casual, 90 horas para sair deste status para se tornar amigo e mais de 200 horas para passar de amigo a melhor amigo.

O que a pesquisa observou é que não é exatamente a quantidade de horas que torna uma pessoa melhor amiga, mas a qualidade de convivência dessas horas.

Hoje em dia, muita gente tem aproveitado aplicativos e redes sociais para fazer novos amigos. Muitas investidas acabam ficando num nível superficial, mas algumas pessoas acabam desenvolvendo uma amizade sincera com alguém com quem, inicialmente, compartilhava apenas algumas afinidades.

Claro que as afinidades são imãs de amigos, mas, muitas vezes, pessoas diferentes tornam-se amigas. Isso porque um amigo, além de nos acolher, também nos confronta com as nossas certezas e nos ajuda a “sair da casinha”.

Algumas frases sobre a amizade

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”.

Millôr Fernandes

“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.

Platão

Esta vai para quem tem milhares de amigos em redes sociais:

“Ter muitos amigos é não ter nenhum”.

Aristóteles

“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”.

Francis Bacon

“A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também”.

Oscar Wilde

“O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele”.

Sócrates

“A amizade é um amor que nunca morre”.

Mario Quintana

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas”.

Carlos Drummond de Andrade

“A amizade é, acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor”.

Marguerite Yourcenar

Já que hoje é Dia do Amigo, que tal mandar uma mensagem, um whastapp ou dar um telefonema para aquele amigo e dizer a ele ou a ela o quanto é especial para você?

Sobre Gisella Meneguelli

Gisella Meneguelli
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.

Veja Também

Limpeza energética, espiritual: para que serve e como fazer

Já sentiu peso nos ombros, cansaço, desânimo e falta de energia? Esse estado pode ser …