10 coisas que você pode fazer para melhorar o mundo


A atitude de reclamar de tudo e de todos, como se alguma mudança devesse vir de fora (do vizinho, do governo, do parceiro, etc.) é, em geral, muito confortável, mas não ajuda em nada. Que tal buscarmos refletir sobre o ensinamento de Dalai Lama: “Eu era inteligente: queria mudar o mundo. Agora sou sábio e estou mudando a mim mesmo”?

Esse ensinamento pode ser colocado em prática com (grandes) pequenas atitudes, que fazem não só a nossa vida ficar melhor, como também o nosso entorno.

1. Não julgar

Esta semana, publicamos aqui no GreenMe, o caso de uma mãe, nos Estados Unidos, que foi vítima de várias críticas nas redes sociais. Tiraram uma foto na qual ela estava sentada e o seu bebê estava sobre um pano no chão de um aeroporto. Entretanto, o que parecia negligência era uma tentativa desesperada de uma mãe que estava há dias no aeroporto porque seu voo havia sido cancelado e a companhia aérea não a deslocou com a filhinha para um hotel.

2. Praticar a caridade: ajude os outros

Quando tomamos contato com as necessidades alheias, damos mais valor ao que temos e percebemos que, às vezes, temos até demais.

Distribuir o que se tem, seja de ordem material, seja afetiva, faz bem a quem recebe e, sobretudo, a nós mesmos.

3. Ter empatia: coloque-se no lugar do outro

Às vezes, soluções que parecem fáceis não ajudam em nada, e até acentuam o problema. No Brasil, por exemplo, há muitas pessoas a favor da redução da maioridade penal, mas você já parou para pensar como é crescer em um favela e ter a violência como parte do seu cotidiano, não ter saneamento básico, sofrer preconceito, entre tantas outras situações que você nunca experimentou? Como você seria se tivesse que encarar isso todos os dias da sua vida?

4. Cuide do local onde você mora

Sabe aquela pracinha abandonada do bairro? Leve uma vassoura para lá e limpe-a, cate as folhas secas, plante ervas aromáticas e temperos. O astral do lugar vai melhorar e também o seu e de sua vizinhança. Essa é uma oportunidade até para conhecer pessoas interessantes que você nem sabe que vivem próximas de você.

No meu bairro, tem um grupo que faz isso e os demais ajudam a conservar o local, que é sempre limpo e agradável. Os cachorros e as crianças fazem a festa!

5. Cuide do seu lixo

O mundo já tem lixo demais e o mínimo que podemos fazer é cuidar do nosso. Você pode reutilizar materiais, fazer uma composteira com os restos orgânicos, enfim, use a criatividade ou, simplesmente, armazene o seu lixo de forma correta.

6. Plante

Plante árvores, plantas ornamentais, ervas, temperos. A sua casa vai ficar mais bonita, fresca, perfumada e você ainda vai usar ervas livres de agrotóxicos nas suas receitas.

7. Agradeça

Quando pagamos por um serviço, o mínimo que se espera é que ele seja bem feito. Embora possa parecer que o outro não faz mais do que a sua obrigação, não custa nada agradecer. Ou melhor, custa: custa o sentimento de reconhecimento de alguém e a consciência de que podemos estabelecer com as pessoas relações respeitosas. Uma agradecimento com um sorriso faz o dia de quem trabalha muito melhor.

8. Olhos nos olhos ao conversar com alguém

Hoje em dia, por causa do celular, é muito comum as pessoas conversarem olhando para a tela do aparelho. Isso é bastante irritante, não? Você pode dizer: “Ahh… o mundo agora é assim. Todo mundo usa o celular e faz o mesmo”. Mas nem tudo tem que ser assim. Olhar para uma pessoa enquanto conversamos demonstra interesse pela conversa e respeito por ela, algo que também gostamos que façam por nós.

9. Seja responsável

Ninguém é culpado pelas suas escolhas e atitudes. Não seja vingativo porque algo deu errado. Analise em que ponto você errou para você poder melhorar. É preciso aceitar que os erros fazem parte da vida, assim como as escolhas aparentemente equivocadas. Eles acontecem para que possamos fazer melhor da próxima vez.

10. Acredite na mudança

Tudo muda, inclusive nós mesmos. Podemos ser conscientes ou não sobre as mudanças. Reflita sobre quem você é e procure aperfeiçoar aqueles aspectos com os quais você não lida tão bem e compartilhe o seu melhor.

Pensar no coletivo também é uma forma de pensar em você. E todos vivem melhor.

Especialmente indicado para você:

ACEITAR-SE A SI MESMO: O PRIMEIRO PASSO PARA SER FELIZ

10 COISAS QUE VOCÊ DEVE RENUNCIAR A FIM DE SER VERDADEIRAMENTE FELIZ

PARE DE JULGAR: AS APARÊNCIAS ENGANAM




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Eliana
    Publicado em 30/07/2022 às 12:49 am [+]

    Sou professora e busco deixar a minha contribuição com o mundo com meu canal no YouTube pro:Eli Andrade Lima com variedades de aulas, auxílio a professores e aulas do projeto de convivência sobre as emoções e atitudes para levantar a autoestima.


  2. Daia Florios
    Publicado em 01/08/2022 às 4:45 pm [+]

    Parabénssssss <3 <3 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...