O que é Inteligência Emocional? Como desenvolvê-la?


Inteligência racional, lógico-matemática não é tudo, pois sem a inteligência emocional a lógica pode ser mal aplicada. A inteligência emocional é necessária para o nosso desenvolvimento como seres humanos e para a qualidade das nossas relações. Saiba mais.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – CONCEITO, SIGNIFICADO

Na Psicologia, inteligência emocional significa capacidade de compreender e lidar com os sentimentos próprios e alheios.

A referência mais antiga sobre esse tipo de inteligência pode ser vista na obra de Charles Darwin, que destaca a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação ao meio.

O termo “inteligência social” foi usado em 1920 pelo psicometrista Robert L. Thorndike, na Universidade de Columbia, como definição da capacidade de compreender e motivar os outros.

Em 1940, David Wechsler, destacou que fatores não-intelectuais influenciam nosso comportamento inteligente e que a intelgência não abrange só a capacidade intelectual.

Em 1983, Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, lançou novos conceitos relacionados à inteligência emocional:

  • Inteligência intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e os próprios sentimentos, medos e motivações);
  • Inteligência interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros).

Para Gardner, os indicadores QI (Quociente de Inteligência) não conseguem avaliar por completo a capacidade cognitiva do indivíduo.

O primeiro uso do termo “inteligência emocional” está geralmente relacionado a Wayne Payne, mencionado em sua tese de doutorado em 1985, mas anteriormente, o termo apareceu nos textos de Hanskare Leuner (1966).

Stanley Greenspan, em 1989, apresentou um modelo de inteligência emocional seguido por *Peter Salovey e John D. Mayer (1990) e Goleman (1995).

Na década de 1990, a expressão “inteligência emocional” passou a ser tema de vários livros (inclusive best-sellers), palestras, vídeos, conferências, programas de televisão, etc.

O livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, redator de Ciência do The New York Times, em 1995, foi o estopim para popularização desse tema.

No mesmo ano, a capa da edição de outubro da revista Time, continha a frase: – “Qual é o seu QE (Quociente Emocional)?”, divulgando assim o artigo de Nancy Gibbs, sobre o livro de Goleman.

A partir de então, artigos sobre inteligência emocional aumentaram cada vez mais, em diversas mídias.

Síntese da ideia de Salovey e Mayer sobre Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e expressar emoções, compreendê-las através do pensamento, aliá-las ao raciocínio e, através delas se harmonizar consigo e com os outros. (Salovey & Mayer, 2000).

Salovey e Mayer dividiram a Inteligência Emocional em quatro domínios:

  1. Percepção das emoções – capacidade que envolve a identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial. A pessoa com essa habilidade percebe a variação e a mudança no estado emocional dos outros.
  2. Uso das emoções – capacidade de identificar as emoções utilizando o pensamento e o raciocínio para compreendê-las.
  3. Entender emoções – a habilidade de observar e identificar as mudanças e as diversas expressões emocionais, em si e nos outros.
  4. Controle (e transformação) da emoção – é a aptidão para lidar e transformar os próprios sentimentos e emoções.

O conceito da Inteligência Emocional segundo Daniel Goleman

Goleman definiu inteligência emocional como:

“A capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções, dentro de nós e nos nossos relacionamentos com os outros”. (Goleman, 1998)

Para ele, a inteligência emocional é o principal fator para o sucesso ou fracasso do ser humano. É o que acontece, por exemplo, nas relações de trabalho, nas quais os indivíduos que melhor lidam com sua parte emocional, e a dos outros, expressando empatia, compreensão e gentileza, têm melhor:

  • desempenho;
  • relacionamento com os demais
  • e êxito profissional.

Segundo Goleman, a inteligência emocional é baseada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento emocional – reconhecimento das próprias emoções e sentimentos.
  2. Controle emocional – saber lidar e administrar os próprios sentimentos.
  3. Automotivação – direcionar as emoções para amadurecer e se aprimorar.
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – identificar as emoções no outro e expressar empatia por seus sentimentos.
  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – saber interagir e se sociabilizar com outros indivíduos e suas emoções.

As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas, interpessoais.

As habilidades intrapessoais são essenciais para o autoconhecimento. As interpessoais são importantes nos relacionamentos com os outros, e envolve aspectos como:

  • Habilidade essencial da liderança – requer do indivíduo iniciativa, organização e coordenação de um grupo, bem como a habilidade de ser reconhecido por sua liderança, obtendo com facilidade a colaboração dos liderados.
  • Negociação de soluções – capacidade de mediar, prevenir e resolver conflitos.
  • Empatia – é a capacidade de identificar, compreender os anseios, sentimentos e emoções dos outros, sabendo lidar com o próximo tirando o melhor da relação.
  • Sensibilidade social – é a capacidade de captar e sentir os sentimentos e motivações das pessoas.

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TESTES SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Os cientistas têm mensurado as habilidades da Inteligência Emocional através de alguns testes, como:

  • o “Multi-factor Emotional Intelligence Scale” (“MEIS”), ou Escala Multifatorial de Inteligência Emocional, 1998;
  • e o “Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test” (“MSCEIT”), ou Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso, 2002.

Os testes específicos de inteligência emocional se fundamentam em interpretações subjetivas do comportamento e reações de um indivíduo, às situações e aos desafios apresentados.

O maior dilema na medição de inteligência emocional é como diferenciar as respostas “emocionalmente mais inteligentes”, sendo que uma pessoa pode lidar emocionalmente com os desafios de diversas maneiras e atitudes.

SERÁ QUE VOCÊ TEM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Conheça alguns indícios de inteligência emocional.

Uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida, geralmente apresenta as seguintes características:
  • Sente vontade de conhecer e interagir com as pessoas
  • Tem liderança
  • É consciente de seu potencial e de sua fragilidade
  • Presta atenção em si e nos demais
  • Lida bem com suas emoções, identificando suas causas
  • Se relaciona bem com as pessoas
  • É empática
  • Procura ter um tempo para si e para os outros
  • Decifra o que está por trás do jeito da fisionomia e dos gestos das pessoas
  • Não se deixa abater pelo fracasso
  • É justa e reflexiva
  • Confia em sua intuição e lida bem com seus instintos
  • É motivada
  • Não se deixa influenciar e sabe o que quer.

TESTE A TUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Agora quer saber o potencial de sua inteligência emocional? Faça este teste e ou este outro aqui.

COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Veja algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver a tua inteligência emocional:

  1. Deixar de reclamar e de lamentar – Quem tem inteligência emocional desenvolvida, em vez de se queixar, age. Temos nossos momentos de raiva, irritação e frustração, porém, o problema é quando prolongamos estes estados com constantes queixumes, isto nos deixa reféns das emoções. Com o uso da inteligência emocional, identificamos nosso estado emocional e buscamos formas de superar nossos problemas.
  2. Expressar o que sentimos – Ao observar nossas reações, podemos identificá-las e até defini-las em palavras, para melhor compreendê-las. Ao reconhecermos nossos padrões emocionais, podemos lidar de forma mais consciente com os mesmos.
  3. Prestar atenção nas emoções alheias e aprender com elas – A inteligência emocional também se desenvolve na relação com o outro, através da empatia. Assim, compreendemos melhor os nossos processos emocionais e os das outras pessoas. Dessa forma, aprendemos a ser mais flexíveis, compassivos e a ter maior amplitude de visão com relação às emoções nossas e alheias.
  4. Entender e usar os relacionamentos como meios para o desenvolvimento da inteligência emocional – Os relacionamentos contribuem seja para o autoconhecimento que a conviver de forma mais humana, solidária e harmônica com o próximo.
  5. Aceitar os contrastes e oscilações emocionais – nossas e dos outros. Isso nos ajuda a lidar com as emoções tanto boas quanto ruins, de forma mais leve e positiva, sem culpas, bloqueios e conflitos internos.
  6. Parar de julgar – Entender que cada indivíduo, assim como nós, tem suas motivações, dificuldades e desafios, e aceitar as pessoas como elas são, sem julgamentos, é indício de inteligência emocional.
  7. Refletir antes de falar – As emoções podem interferir na comunicação com o próximo, por isso, a reflexão, o autocontrole e o equilíbrio, são aspectos relacionados com a inteligência emocional. Muitas brigas e desentendimentos seriam evitados se as pessoas exercitassem a inteligência emocional.
  8. Controlar a impulsividade e direcionar os instintos de forma construtiva – O indivíduo sem autocontrole é dominado pelos instintos, está mais vulnerável aos acessos e desequilíbrios emocionais, tornando-se vítima das emoções.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

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O controle sobre as emoções e a capacidade de dominar os impulsos são qualidades essenciais para conseguir sucesso e bom relacionamento com os outros.

O uso da inteligência emocional no trabalho se tornou condição básica para o relacionamento e desempenho profissional, envolvendo a prática da liderança, gestão e organização de um grupo ou equipe.

O desenvolvimento da inteligência emocional contribui para melhorar as relações interpessoais entre os profissionais e torna o ambiente do trabalho mais produtivo e harmonioso, trazendo benefícios para a empresa e seus funcionários.

FRASES SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Veja algumas frases que definem a inteligência emocional:

“Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes, pois sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica” (Daniel Goleman)

“Todo aprendizado tem uma base emocional” (Platão)

“Não existe correlação entre QI e empatia emocional, eles são controlados por diferentes partes do cérebro” (Daniel Goleman)

“A confiança, como a arte, nunca tem todas as respostas, mas está aberta a todas as perguntas” (Earl Gray Stevens)

“Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação” (Provérbio Árabe)

“Cuide de suas próprias emoções e nunca as subestime” (Robert Henri)

“Esteja ciente de que, neste momento, você está criando. Você está criando seu próximo momento, com base no que sente e pensa. Isso é o que é real” (Doc Childre)

“Use a dor como uma pedra em seu caminho, não como uma área para acampar” (Alan Cohen)

“É importante compreender que a inteligência emocional não é o oposto de inteligência, não é o triunfo do coração sobre a cabeça, é a interseção de ambas” (David Caruso)

“A diferença essencial entre a emoção e a razão é que a emoção leva à ação, enquanto razão leva a conclusões” (Donald Calne)

“Como seres humanos, todos queremos ser felizes e livres da miséria, todos aprendemos que a chave para a felicidade é a paz interior. Os maiores obstáculos à paz interior são as emoções perturbadoras como raiva, o apego, o medo e a desconfiança, enquanto, o amor e a compaixão são fontes de paz e felicidade” (Dalai Lama)

Agora que sabemos a importância da ação da inteligência emocional em nosso dia a dia, vamos exercitá-la?

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Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


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