5 Coisas Essenciais para ter Saúde e Sucesso, segundo a Ciência


Você se considera uma pessoa com boa estabilidade emocional, determinada, dedicada, com senso de controle sobre a própria vida e otimista? Se a resposta for sim, fique sabendo que, segundo a ciência, você é uma pessoa feliz.

Essa afirmação não surgiu do nada, evidentemente. Uma pesquisa recente feita pela University College de Londres (UCL), fez um levantamento com mais de 8 mil homens e mulheres, entre 52 e 90 anos para avaliar a vida deles. Em artigo publicado na revista científica PNAS, os pesquisadores chegaram a essas cinco características como indicativo de satisfação pessoal.

O que é preciso para ter saúde e sucesso?

Estabilidade emocional,

determinação,

dedicação,

senso de controle e

otimismo.

Sendo que nenhuma delas é mais importante que a outra e elas devem estar presentes assim mesmo, juntas, para que façam “efeito” nas pessoas.

E o dinheiro e a inteligência?

Esse achado desmistifica, em partes, aquele velho mito de que é preciso dinheiro e inteligência para que alguém seja feliz. Todas as habilidades relacionadas são características socioemocionais, que dependem de um estado interno, muito mais do que de aspectos externos.

Leia mais: CAMERON DIAZ EXPLICA PORQUE DINHEIRO E FAMA NÃO TRAZEM FELICIDADE

O estudo apontou ainda que pessoas que pontuaram em, pelo menos, quatro dos cinco atributos mencionados eram menos deprimidas, mais sociáveis e tinham melhor condição financeira. Além disso, apresentaram níveis melhores de colesterol e melhores indicadores para doenças do coração e Diabetes Tipo II.

Ferramentas importantes

Como toda pesquisa, essa também não é definitiva e não chega a estabelecer uma relação de causa e efeito. Ter esses cinco atributos juntos, não necessariamente, são certeza de felicidade plena. Mas esses apontamentos são importantes ferramentas de promoção de uma melhor qualidade de vida das pessoas, no geral. Por isso, vale a avaliação interna sobre o assunto.

E aí? Essa pesquisa faz sentido para você?

Especialmente indicado para você:

SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO

OTIMISMO E FELICIDADE FAZEM BEM AO CORAÇÃO

PESQUISA AFIRMA QUE SUCESSO ESTÁ ASSOCIADO AO ESFORÇO, E NÃO À INTELIGÊNCIA




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...