Grisalhou por estresse? Calma que é reversível!

Grisalhou por estresse? Calma que é reversível!

Um estudo recente havia demonstrado que estresse causa sim cabelos brancos, e o pior, que o dano era irreversível. Mas mais atualmente ainda um outro estudo conseguiu demonstrar a reversibilidade do dano.

O estudo, publicado na revista eLife, foi desenvolvido pela Universidade de Columbia, em Nova York. Nele se conclui que quando o cabelo grisalha por motivo de estresse, uma vez removido esse fator, o cabelo pode voltar à sua cor normal.

O estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram um método que permite estudar a cor de cada fio em detalhes, quantificando a perda de pigmentação. Assim, analisando pelos e cabelos de um grupo de 14 voluntários de diferentes idades, os pesquisadores cruzaram dados sobre o estresse dos participantes com a coloração dos fios.

Um homem teria recuperado a cor de cinco dos fios seus analisados ​​após ficar duas semanas em férias. Ou seja, removido o fator estresse de sua vida, seus cabelos recuperaram a cor.

À BBC Brasil, Martin Picard, um dos autores do estudo, esclarece que a mudança de cor ocorre quando ele está crescendo do folículo piloso, uma espécie de “mini-órgão que fica sob a pele”.

Mas nem sempre o grisalhar é reversível.

O mistério seria explicado pelas mitocôndrias, organelas celulares que absorvem nutrientes, os decompõem e criam moléculas ricas em energia para ativar as reações bioquímicas das células.

O estresse tem muitos efeitos sobre o corpo humano e pode alterar os processos de energia nas mitocôndrias. Quando as mitocôndrias não funcionam bem, o cabelo pode perder pigmento, conforme sugere Picard.

Mas quem tem cabelo branco há muito tempo não voltará a recuperar a cor simplesmente relaxando. O efeito da reversão acontece somente nos casos em que esse processo de grisalhar ainda está em andamento.

“Existe uma espécie de limiar biológico e, quando o cabelo está próximo a esse limiar, o estresse pode afetar o cabelo e torná-lo branco”, diz o cientista.

De qualquer forma é muito interessante saber o quão prejudicial e envelhecedor seja o estresse em nossas vidas. A pesquisa abre portas para esse entendimento, quem sabe descobrindo adiante, como reverter os danos causados pelo estresse em várias situações de saúde, não apenas relacionadas à estética.

Talvez te interesse ler também:

A moda é grisalhar: assumir a idade e romper padrões

Como evitar os cabelos brancos de formas naturais

Chá de Ervas para Disfarçar Os Cabelos Brancos

5 motivos relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *