Grisalhou por estresse? Calma que é reversível!


Um estudo recente havia demonstrado que estresse causa sim cabelos brancos, e o pior, que o dano era irreversível. Mas mais atualmente ainda um outro estudo conseguiu demonstrar a reversibilidade do dano.

O estudo, publicado na revista eLife, foi desenvolvido pela Universidade de Columbia, em Nova York. Nele se conclui que quando o cabelo grisalha por motivo de estresse, uma vez removido esse fator, o cabelo pode voltar à sua cor normal.

O estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram um método que permite estudar a cor de cada fio em detalhes, quantificando a perda de pigmentação. Assim, analisando pelos e cabelos de um grupo de 14 voluntários de diferentes idades, os pesquisadores cruzaram dados sobre o estresse dos participantes com a coloração dos fios.

Um homem teria recuperado a cor de cinco dos fios seus analisados ​​após ficar duas semanas em férias. Ou seja, removido o fator estresse de sua vida, seus cabelos recuperaram a cor.

À BBC Brasil, Martin Picard, um dos autores do estudo, esclarece que a mudança de cor ocorre quando ele está crescendo do folículo piloso, uma espécie de “mini-órgão que fica sob a pele”.

Mas nem sempre o grisalhar é reversível.

O mistério seria explicado pelas mitocôndrias, organelas celulares que absorvem nutrientes, os decompõem e criam moléculas ricas em energia para ativar as reações bioquímicas das células.

O estresse tem muitos efeitos sobre o corpo humano e pode alterar os processos de energia nas mitocôndrias. Quando as mitocôndrias não funcionam bem, o cabelo pode perder pigmento, conforme sugere Picard.

Mas quem tem cabelo branco há muito tempo não voltará a recuperar a cor simplesmente relaxando. O efeito da reversão acontece somente nos casos em que esse processo de grisalhar ainda está em andamento.

“Existe uma espécie de limiar biológico e, quando o cabelo está próximo a esse limiar, o estresse pode afetar o cabelo e torná-lo branco”, diz o cientista.

De qualquer forma é muito interessante saber o quão prejudicial e envelhecedor seja o estresse em nossas vidas. A pesquisa abre portas para esse entendimento, quem sabe descobrindo adiante, como reverter os danos causados pelo estresse em várias situações de saúde, não apenas relacionadas à estética.

Talvez te interesse ler também:

A moda é grisalhar: assumir a idade e romper padrões

Como evitar os cabelos brancos de formas naturais

Chá de Ervas para Disfarçar Os Cabelos Brancos

5 motivos relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...