Purificador de água: benefícios da água alcalina e ozonizada. Porque vale a pena ter em casa


Água é vida, todo mundo sabe disso, água é também saúde. Hoje a preocupação com a qualidade da água é enorme pois estamos poluindo nossa fonte vital com microplástico, agrotóxicos e outras substâncias perigosas. Mas o que fazer para garantir a qualidade da água que bebemos e usamos para cozinhar?

Existem algumas opções para garantir em casa, uma água de qualidade para beber, cozinhar e desinfectar os alimentos, inclusive dos agrotóxicos. Vejamos:

A água alcalina

A água alcalina é uma água com pH alcalino (entre 8 e 10), superior ao pH do corpo humano. O pH é uma escala numérica utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa.

Um pH alcalino ajuda o corpo a absorver melhor os minerais que precisamos, e a manter a saúde em dia porque um excesso de acidez no pH sanguíneo nos deixa mais propensos ao desenvolvimento de doenças.

A água é fonte de minerais mas também pode ser fonte de toxinas, metais pesados e outros poluentes. A alta quantidade de cloro presente na água da torneira, usado pra conter bactérias e outros patógenos, infere no equilíbrio mineral ideal que a água deveria ter para ser saudável. Acredita-se que até mesmo a maioria das águas minerais disponíveis no mercado tenham um pH mais ácido que o do nosso sangue.

Vários estudos ligam a inflamação e o aparecimento de doenças, inclusive o câncer, ao fator pH do nosso organismo.

Os benefícios da água alcalina

São muitos os benefícios que a água alcalina pode proporcionar ao nosso organismo. Por exemplo, ela protege os ossos porque nosso organismo usa o cálcio e o magnésio, que são minerais alcalinos, para evitar que nosso sangue se torne ácido. Bebendo água alcalina estamos economizando o uso destes minerais que podem ser melhor aproveitados na manutenção de ossos saudáveis.

Beber água alcalina também melhora a nossa disposição uma vez que aproveitamos melhor os minerais contidos nos alimentos. A alcalinidade da água melhora o rendimento dos processos biológicos vitais para o corpo.

Também estaremos prevenindo doenças cardiovasculares ao beber água alcalina por causa da alta quantidade de magnésio nela presente.

O magnésio também colabora para ter uma mente mais ativa e clara, ajudando nos processos de aprendizagem pois ele é fundamental para o nosso sistema neurológico.

Ainda por causa do magnésio, acredita-se que água alcalina também ajude na perda de peso pois este mineral está relacionado à queima de gordura.

Menos doenças e mais longevidade. A água alcalina atua como antioxidante, retardando o processo do envelhecimento e ao mesmo protegendo o corpo do ataque dos radicais livres que causam doenças. Um sangue alcalino é menos propenso para o aparecimento de doenças.

Como benefícios da água alcalina, em resumo, podemos listar:

  • é antioxidante
  • aumenta hidratação e ao mesmo tempo
  • reduz a retenção hídrica
  • previne o envelhecimento precoce
  • melhora a digestão
  • é detox (ajuda a eliminar toxinas)
  • reduz a hiperacidez gástrica
  • ajuda e equilibrar a absorção dos minerais necessários para a nossa saúde
  • combate doenças ósseas
  • previne doenças cardiovasculares
  • ajuda na perda de peso e
  • prolonga a vida

Beber água alcalina ajuda a recuperar um equilíbrio mineral necessário ao nosso corpo, juntamente com uma alimentação saudável, sono regular, fazer atividade física e, claro, tentar levar uma vida menos “ácida”, ou seja, menos estressada.

Como conseguir ter água alcalina em casa?

Dado que a água é um item indispensável e do qual fazemos maior uso, porque não garantir a alcalinidade, ao menos desse item, em casa?

Uma boa opção é comprar um filtro de água alcalina. São várias as opções no mercado.

Estes filtros funcionam transformando o pH da água ácida em alcalina, retirando as impurezas da água e remineralizando-a depois de forma equilibrada.

Eles purificam a água retendo partículas sólidas como grãos de areia, partículas de insetos, limo, lodo, tudo que for sólido, através da filtragem.

Depois vem a purificação química retirando cloro, leite de cal, sulfato de alumínio, sulfato ferroso, elementos químicos que a estação de tratamento usa para deixar a água da torneira potável. Além de reter metais pesados, o filtro também pode eliminar bactérias, mas essa característica deve ser verificada pois, nem todo purificador de água no mercado, possui tal característica.

Como escolher o melhor purificador de água

Na hora de comprar, verifique a capacidade do purificador em eliminar bactérias e também a sua potência em alcalinizar a água (ou seja, a quantidade de litros de água que o filtro consegue manter com pH alcalino). Há purificadores que garantem até 3000 litros de água alcalina com um mesmo refil.

Uma água alcalina teve ter o nível de pH entre 8,5 a 9,5 (verifique a garantia desta característica).

Verifique também se o purificador mantém a água com um redox negativo. Redox é a reação de oxidorredução, ou seja, a capacidade da água ser antioxidante. Um bom purificador pode garantir um redox de até -300 (quando alguns sequer garantem redox negativo ou num nível de -75).

Água ozonizada e seus benefícios

Uma outra opção para garantir a pureza da água em matéria de agentes patógenos é a água ozonizada, um método que utiliza o ozônio para purificar a água no lugar do cloro. Estudos confirmam a capacidade do ozônio em provocar a inatividade de bactérias e fungos que podem causar doenças e danos à saúde.

Ter água ozonizada disponível em casa é garantia da purificação dos alimentos que você leva para a mesa.

A água ozonizada limpa os alimentos dos agrotóxicos. São vários os estudos que comprovaram a eficácia do tratamento com água ozonizada na remoção de agrotóxicos, eliminando resíduos de pesticidas, em frutas frescas como maçã e outros alimentos.

Sendo esta uma das grandes preocupações do brasileiro com relação à sua alimentação, porque o Brasil é campeão no uso de agrotóxico, a água ozonizada pode ser a solução para ter água pura em casa, livre de bactérias e fungos que podem causar doenças, bem como de pesticidas e outros defensivos agrícolas também relacionados à doenças, inclusive o câncer.

Como conseguir ter água ozonizada em casa?

Da mesma forma que para conseguir água alcalina, uma boa opção é ter purificadores em casa.

Como funcionam os purificadores de água ozonizada?

Assim como nos purificadores de água alcalina, os purificadores de água ozonizada retiram partículas sólidas de impurezas através da filtragem (partículas de insetos, limo, lodo, etc) e depois faz a filtragem da parte química (cloro, leite de sal, sulfato de ferroso) elementos químicos usados pelas estações de tratamento d’água para torná-la potável.

Além disso, eles retêm os metais pesados e elimina bactérias através de uma placa eletrônica que gera o ozônio, que é inserido na água após todo esse processo.

Água alcalina e ozonizada juntas

Também é possível juntar todos esses benefícios em um só purificador que funciona seguindo todo esse processo de filtragem em etapas, fornecendo água alcalina e ozonizada em um só aparelho.

Neste tipo de purificador, a água alcalina sai após ser acionada uma manopla, e a água ozonizada sai apenas quando se aciona a opção gerar ozônio. Dessa forma, a pessoa pode ter água pura disponível em casa para a saúde de toda a família, seja para beber, para limpar alimentos ou cozinhá-los.

Vale a pena estudar as várias opções de purificadores disponíveis no mercado, para se certificar de que esteja adquirindo um produto de qualidade.

Talvez te interesse ler também:

ESSE JOVEM INVENTOU UMA MANEIRA BRILHANTE DE LIMPAR O MAR DO MICROPLÁSTICO

TORNEIRA SECA: PARA UM QUARTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, A ÁGUA JÁ É UM LUXO

GRETA THUNBERG: JOVEM ATIVISTA CELEBRA VIAGEM “ZERO EMISSÕES” PARA A CONFERÊNCIA DO CLIMA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. purificador de água ionizada
    Publicado em 07/02/2023 às 8:01 pm [+]

    Gostei muito do seu conteúdo sobre purificador de água ionizada


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...