Miopia: dicas para preservar a visão


Hoje em dia é muito comum ver pessoas com problemas de miopia, um distúrbio ocular que afeta cada vez mais cedo o ser humano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, mais de 30% dos brasileiros têm miopia. A Organização Mundial de Saúde alertou que até 2050, 52% da população mundial será afetada por essa anomalia da visão.

A miopia restringe o campo visual fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar à distância, vendo a imagem embaçada.

Esse distúrbio da visão pode ser congênita, ou seja, causada por fatores hereditários, ou adquirida. Entretanto, certas prevenções podem evitar, atenuar ou até impedir a progressão desse problema que é desencadeado pela anatomia e desenvolvimento inadequado do globo ocular.

Para resolver a limitação do campo de visão, o oftalmologista indica o uso de óculos, lentes de contato e em casos acentuados, a cirurgia.

Quando se abusa dos olhos com excesso de iluminação artificial, esforço contínuo e postura inadequada, pode surgir a miopia e para quem já tem esse problema, pode aumentar e ainda causar catarata, glaucoma ou danos à retina.

Existem algumas atitudes e cuidados que podem ser feitos visando prevenir a incidência ou o aumento desse problema ocular.

Saiba mais sobre isso neste conteúdo, conhecendo algumas dicas para preservar a tua visão da miopia.

Cuidados, prevenção e controle da miopia

Algumas medidas e ações podem prevenir o surgimento ou agravamento da miopia ou ajudar a minimizar essa limitação visual:

1. Evite ficar tempo demais vendo aparelhos eletrônicos

Evite ficar tempo demais vendo aparelhos eletrônicos como computador, tablets, smartphone ou celular, pois, degeneram a visão e agridem os olhos, devido a luz azul que prejudica as moléculas vitais da retina do olho. Isto foi comprovado por uma pesquisa de química óptica da Universidade de Toledo.

2. Lugares abertos

Uma outra pesquisa publicada na revista Nature, ressalta que para preservar a visão é necessário ficar mais tempo ao ar livre, pelo menos, por três horas diárias

3. A luz natural

A luz natural de um dia ensolarado fornece a iluminação ideal para os olhos e corresponde a métrica de intensidade da luz de 10.000 lux, em contrapartida, o excesso à ambientes fechados com iluminação artificial fornecem não mais que 500 lux, o que está bem aquém da quantidade de luz necessária à uma boa visão.

3. Mantenha a postura adequada

Mantenha a postura adequada pois, quem se acostuma a ficar muito perto para ler ou ver algo condiciona o olho a enxergar melhor a essa distância e pode resultar em dificuldade na refração da visão.

4. Medicamento

Segundo a OMS, a aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos, na proporção de 0,01% ajuda a reduzir o aumento da miopia, isto porque a atropina estimula os músculos dos olhos. Para fazer uso deste medicamento é necessária a prescrição do médico.

5. Os óculos de grau

Os óculos de grau prescritos pelo oftalmologista ajudam a ver melhor, quando o cristalino, que é a lente natural do olho, não consegue projetar uma imagem perfeita sobre a retina, impedindo de ler ou identificar objetos com a devida clareza.

O uso dos óculos corrige essa distorção, funcionando como uma lente extra que gera uma imagem nítida sobre a retina, e melhorando a visão.

6. A ortoqueratologia

Um outro método para controlar a miopia é a ortoqueratologia, um tratamento não-cirúrgico que consiste no uso de lentes de contato rígidas à noite, pois contribuem para achatar a córnea, fazendo com isso que o olho foque melhor e diminua a progressão da miopia.

7. Cirurgia refrativa à laser

A cirurgia refrativa à laser corrige a curvatura da córnea para que os raios de luz incidam sobre a retina, mas, por ser um procedimento que exige colírio anestésico, se faz necessário avaliar os riscos, com exames prévios.

8. Evite deixar sua vista cansada

Evite deixar sua vista cansada, ao mínimo sinal, pare e relaxe os olhos com exercícios, como piscar, olhar fixo para um ponto distante, aquecer as palmas das mão e colocar sobre os olhos, mexer os olhos de um lado para o outro para sair da acomodação visual e massagear em volta dos olhos com as pontas dos dedos das mãos.

9. Tratamentos naturais

Existem tratamentos naturais, exercícios para os olhos e alimentos benéficos para a saúde ocular, cuidados que ajudam a prevenir e conter a miopia e outros distúrbios da visão. Veja no artigo abaixo:

10. Consultas regulares

Caso tenha miopia ou outro problema de vista, faça exames periódicos e de controle com o oftalmologista para avaliar como está a sua visão e a saúde de seus olhos, objetivando os devidos cuidados e tratamentos.

E, para concluir, saia da sobrecarga do uso da tecnologia constituída por luzes de LED (Diodo Emissor de Luz) que maltratam os olhos.

Presenteie teus olhos com a beleza da Natureza, com a visão do céu, do mar, dos pássaros, das borboletas, das flores, com o olhar de uma criança ou de um animal, um bom estímulo para exercitar e proteger a visão, saindo dos aparatos eletrônicos e da luz artificial.

Talvez te interesse ler também:

MIOPIA E ASTIGMATISMO: QUAL É A DIFERENÇA?

QUE NÚMERO VOCÊ VÊ NESTA FOTO? A RESPOSTA MEDE A CAPACIDADE DA TUA VISÃO

COMO LIMPAR AS LENTES DOS ÓCULOS COM OU SEM GRAU PARA UMA VISÃO PERFEITA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...