Existe queijo naturalmente sem lactose? Veja a lista deles


Amantes de queijo podem até comemorar, mas com moderação, pois existe sim queijo naturalmente sem lactose! Porém, é preciso ficar atento ao tipo de queijo, pois o processo de fabricação influencia na quantidade de lactose que sobra em cada um deles. Saiba mais.

O que é lactose?

Antes de mais nada, precisamos entender que a lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. Trata-se de um dissacarídeo composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.

A lactose é produzida pela glândula mamária dos mamíferos. Para termos uma noção, o leite humano possui cerca de 7,2% de lactose, enquanto que o leite de vaca tem 4,7%.

É a lactose que dá ao leite um sabor levemente adocicado e faz com que os lactobacilos a transformem em ácido lático.

Intolerância à lactose – o que é

Ao nascermos, nosso corpo produz uma enzima chamada lactase, capaz de digerir a lactose transformando-a em glicose e galactose, que são melhores absorvidas pelo intestino delgado.

A intolerância à lactose é uma condição causada pela ausência da enzima lactase no intestino delgado e ela é caracterizada como:

Primária – causada pela diminuição da lactase à medida que a pessoa envelhece;

Secundária – causada por lesões no intestino delgado (infecções, doença celíaca, processos inflamatórios);

Do desenvolvimento – que ocorre em bebês prematuros e melhoram com o tempo;

Congênita – doença genética rara em que é produzida pouca ou nenhuma lactase desde o nascimento.

Principais sintomas da intolerância à lactose

Quando o corpo não produz a quantidade de enzima lactase suficiente, ou quando consumimos lactose em excesso, podemos ter sintomas como

Geralmente, esses sintomas aparecem após 30 minutos ou até 2 horas após o consumo de leite ou derivados.

Tudo vai depender da quantidade de lactose consumida, bem como se a pessoa possui ou não intolerância a ela.

Para saber se a pessoa é de fato intolerante à lactose, recomenda-se a realização de um exame laboratorial específico. Confirmado o diagnóstico, o tratamento pode variar entre a restrição no consumo de lactose ou ingestão da enzima lactase.

Não é recomendado cortar totalmente o leite devido ao fato dele ser uma fonte de cálcio. Por isso, um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devem ser consultados.

O queijo e a lactose

Quando falamos em intolerância à lactose, uma das primeiras coisas que imaginamos é a proibição do consumo de tudo o que é leite e derivados, não é mesmo? Mas não é bem assim!

Felizmente, existem alternativas satisfatórias para os amantes do queijo, principalmente para aqueles que não vivem sem um queijinho no pão…

O site italiano Il Fato Alimentare, escreveu um artigo explicando sobre o processo de fabricação do queijo e listou quais deles possuem mais ou menos lactose de forma natural.

Basicamente, o queijo é produzido através do processo de coagulação do leite. Para que isso aconteça, o leite é aquecido e resfriado. Nessa etapa o soro do leite é descartado e é nele que está concentrada boa parte da lactose.

Depois disso, a massa que sobra é prensada e enformada para passar pelo processo de maturação, onde a lactose será transformada em ácido lático (glicólise). Os responsáveis ​​por este processo estão, para a maioria dos queijos, os fermentos lácticos, que consomem a lactose, fazendo com que a maioria dos queijos maturados sejam naturalmente sem lactose.

Mas na verdade, não existe queijo naturalmente ZERO lactose. Os que assim são denominados é pelo fato de terem a enzima lactase incorporada ao leite no processo de fabricação do queijo.

Lista dos queijos com menor teor de lactose

O site italiano Melarossa listou os queijos que contêm menos de 0,01%, são os queijos naturalmente  sem lactose porque passam por longos ou múltiplos processos de fermentação: São eles:

  • Gorgonzola
  • Grana Padano
  • Perimigiano Reggiano

Além dos “queijos azuis” como o gorgonzola e o stilton inglês, os queijos prensados ​​contêm quantidades muito baixas de lactose porque são submetidos a um processo de trituração que faz com que o soro saia. A remoção do soro está associada à redução da presença de lactose. Queijos prensados que contêm quantidades ínfimas (0,1%) são:

  • Provolone (tanto fumado como doce têm um teor de lactose próximo de 0,1%)
  • Queijos suíços
  • Emmental
  • Gruyère
  • Gouda
  • Asiago

Mesmo que estes queijos contenham quantidades tão ínfimas de lactose, recomenda-se nunca exagerar na dose. É importante que você faça um acompanhamento nutricional, principalmente se apresentar algum dos sintomas citados anteriormente, pois pode não ser apenas intolerância à lactose, mas talvez uma alergia ao leite de vaca, o que são coisas diferentes. A alergia a laticínios é bem mais grave e pode ser mortal inclusive.

De qualquer forma, saiba que a maioria dos queijos maturados (ou curados) e prensados, é naturalmente sem lactose devido ao processo de fabricação a que são submetidos e podem ser consumidos até por quem é intolerante, mas com moderação.

Fora isso, existem os queijos vegetais, feitos sem crueldade animal. Estes podem ser uma ótima opção para intolerantes, alérgicos e veganos. Pense nisso!

Talvez te interesse ler também:

Brigadeiro sem leite condensado: 16 receitas fit e saudáveis

Queijo cottage: diferenças e benefícios e formas de usar

Veja como escolher o melhor tipo de queijo para a saúde

Receitas práticas de como fazer Tofu caseiro

Iogurte de Biomassa de Banana Verde – Receita Delícia Saudável!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Éric Renan Zancanaro
    Publicado em 12/09/2022 às 3:17 pm [+]

    O material é muito explicativo e interessante, porem quando vocês afirmam “existem os queijos vegetais, feitos sem crueldade animal”, vocês cometem um erro grave, visto que a produção de queijos regularizados, atende uma serie de normas, inclusive atendendo ao bem-estar animal, essa afirmação é errônea e não colabora com a cadeia produtiva de alimentos de origem animal.


  2. Juliana Santos
    Publicado em 31/08/2023 às 5:45 pm [+]

    Olá, acredito que houve um engano quando você mencionou que existe “alergia a lactose” quando na verdade acho que queria dizer “alergia a proteína do leite de vaca”, pois não existe alergia a lactose.


  3. Daia Florios
    Publicado em 01/09/2023 às 11:56 am [+]

    Oi Juliana, sim, agradecemos o seu aviso. De fato, não existe alergia à lactose, pois alergias alimentares são provocadas por uma reação exagerada do sistema imunológico geralmente a proteínas específicas, e a lactose é um açúcar. As alergias relacionadas a produtos lácteos geralmente estão associadas a proteínas do leite, como a caseína ou a proteína do soro do leite (soro). Obrigada pelo comentário.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...