Sentir raiva meia hora por dia é bom para a saúde, diz a ciência


Você fica com raiva pelo menos uma vez por dia? Então você é saudável… diz a ciência! Meia hora por dia de nervos tensos não é apenas gratificante, pois libera todo o estresse, mas também é capaz de melhorar as atividades cardiovascular e respiratória. Mas tenha cuidado para não exagerar!

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade Autônoma do México (UNAM) dizem que ficar com raiva por alguns minutos pode ser bom para a saúde, especialmente para o cérebro.

Por qual razão? Porque quando ficamos com raiva há um impulso neuroquímico que estimula as ondas cerebrais.

Na prática, quando ficamos nervosos a frequência cardíaca e a respiração aumentam, fazendo com que haja mais circulação nos sistemas cardiovascular e respiratório.

Além disso, durante a fase de raiva há uma maior produção de dopamina, hormônio que estimula o cérebro e produz uma espécie de “excitação” nos neurônios, bem como de norepinefrina, hormônio que aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

A raiva é, portanto, uma maneira pela qual nosso cérebro e alguns órgãos internos são ativados, e é por isso que não é tão ruim quanto pensamos. Mas atenção, pois a raiva deve ser temporária!

De acordo com os estudiosos, momentos de raiva não devem exceder 30 ou 40 minutos por dia, caso contrário, pode causar o efeito oposto e prejudicar a saúde.

Um exemplo disso é quando ficamos com raiva e ficamos excitados, em que nosso corpo produz cortisol, conhecido como o hormônio do estresse e que também faz ganhar peso. Já se você tem problemas de hipertensão, ficar com raiva por um longo período pode piorar ainda mais a sua situação.

“A raiva é uma reação que o sistema nervoso central deve manifestar para ser contra, para escapar de algum tipo de desconforto e obter algum benefício. De fato, a execução adequada nos torna competitivos, e é por isso que é vantajoso “, explica Eduardo Calixto González, da Faculdade de Psicologia da UNAM.

O cérebro irritado quer estar certo!

Quando jovens, a raiva é mais intensa do que após os 35 ou 40 anos, quando a sensação é mais “seletiva” e controlada.

Além disso, o pior momento para pedir a alguém para se acalmar é quando se está com raiva. Ou seja, é um erro dizer “acalme-se” num momento de raiva.

“Um cérebro irritado quer estar certo e quer sentir que está certo”, dizem os pesquisadores.

No entanto, depois de 30 ou 40 minutos, essa emoção deve necessariamente ser limitada para todos. Do contrário, os benefícios da raiva se transformarão em danos em um instante.

Em resumo, a raiva é um sentimento natural e deve ser sentida por todos, mas desde que não perdure por muito tempo e não se transforme em outro sentimento mais grave, podendo virar inclusive uma doença. Portanto, respeite seus sentimentos, aprenda a controlá-los e vivencie a raiva moderadamente!

Talvez te interesse ler também:

20 CONSELHOS MONTESSORIANOS PARA LIDAR COM A RAIVA E A BIRRA INFANTIL

COMO SE LIVRAR DA RAIVA PARA VIVER MELHOR

NÃO EXPRESSAR A RAIVA PODE GERAR PROBLEMAS DE SAÚDE. APRENDA A LIDAR COM ELA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...