A pandemia de Covid-19 está longe do fim, diz infectologista top dos EUA

A pandemia de Covid-19 está longe do fim, diz infectologista top dos EUA

Anthony Fauci, principal infectologista dos EUA, alertou ontem, terça-feira, 9, que a pandemia de Covid-19 está longe de terminar.

Apesar de muitos países estarem retomando as atividades e relaxando o distanciamento social, as taxas de infecção da Covid-19 continuam crescendo em algumas regiões.

A notícia publicada no The Guardian mostra trechos de surpresa e espanto do principal infectologista dos EUA, Anthony Fauci, dizendo que o coronavírus nem se compara com outros vírus graves, entre eles o Ebola e o HIV.

7 milhões de infectados em apenas 4 meses

Segundo Fauci, a Covid-19 é seu pior pesadelo e ele lamenta o que essa doença pôde fazer com o mundo inteiro num período curto de quatro meses.

Foram cerca de 7 milhões de pessoas infectadas, com 400.000 mortes, sendo 100.000 só nos EUA e ainda não acabou, disse Fauci.

Na matéria diz que o infectologista sabia que um surto como esse pudesse acontecer, mas não que fosse se espalhar tão rapidamente. Ele atribui o rápido contágio às longas viagens internacionais das pessoas infectadas.

O Ebola e o HIV, por exemplo, levaram mais tempo para chegar no mundo todo, o que os torna mais “fáceis” de controlar sem falar que o contagio por estes vírus é mais difícil. Já o coronavírus não, até mesmo porque, a velocidade com que ele se espalhou não permitiu desenvolver ações de prevenção suficientes para evitar a morte de tantas pessoas.

Fauci disse que as pesquisas sobre a Covid-19 estão em andamento e que ainda há muitas dúvidas sobre essa doença.

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/45540-o-que-se-sabe-e-nao-sobre-covid-19/

O mais importante, e que virou assunto desta terça-feira, foi o fato da Organização Mundial da Saúde ter revogado a informação de que pessoas assintomáticas não transmitem a doença.

Ou seja, ao contrário do que se pensou, pessoas infectadas e que não apresentam sintomas, podem sim transmitir o coronavírus.

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/45887-pessoas-assintomaticas-raramente-transmitir-coronavirus/

Esperança

Sendo assim, precisamos continuar com as medidas de prevenção, não podemos relaxar na quarentena e só nos resta esperar pela vacina que está a caminho.

A matéria conclui com a informação de que existem 124 vacinas em desenvolvimento e o infectologista acredita que mais de uma possa ser bem sucedida. Estamos na torcida!

Talvez te interesse ler também:

China sabia sobre os riscos da pandemia e escondeu informações importantes

Coronavírus: o povo brasileiro está indo para o abatedouro, diz pesquisador

Covid-19: pneumologistas estimam que 30% dos pacientes recuperados terão problemas respiratórios crônicos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *