O que fazer em caso de suspeita de coronavírus?


Você está com suspeita de ter sido contagiado com o novo coronavírus? Primeiramente, mantenha a calma. Pode parecer difícil fazer isso, mas é o primeiro passo a se tomar antes de qualquer outro.

Todos nós, preocupados com a nossa saúde e com a das demais pessoas, temos tentado tomar todas as medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus. Todavia, esta época do ano, com a queda da temperatura, surgem doenças típicas, como gripe e resfriado, cujos sintomas podem levar as pessoas a confundirem-nos com os da Covid-19.

Por isso mesmo é tão importante manter a calma e não ir desesperadamente para o hospital. Mas, se você acha que se contagiou com o Sars-CoV-2, mesmo após seguir à risca todo o protocolo sanitário, o que fazer? Após manter a calma, é preciso conhecer os sintomas da Covid-19.

Sintomas da Covid-19

Os sintomas da Covid-19 são muito parecidos com os de uma gripe comum:

  • febre acima de 37,8ºC;
  • mal-estar;
  • tosse;
  • coriza;
  • dor de garganta;
  • dificuldade para respirar.

Existem outros sintomas atípicos que são menos conhecidos, por ocorrerem com menor frequência:

  • perda de olfato e paladar;
  • dores nos músculos e nas articulações;
  • enjoo;
  • diarreia.

Estou com sintomas leves

Caso você sinta algum dos sintomas comuns, não vá ao hospital imediatamente, para não sobrecarregar o serviço de saúde, que está passando um por uma situação extremamente delicada. Além disso, você irá se expor a um ambiente que o coloca em risco de contaminação, caso não esteja infectado, podendo levar o vírus para a casa e contaminar outras pessoas.

O Ministério da Saúde recomenda, havendo suspeita, fazer o isolamento domiciliar pelo período de 14 dias. Se possível, as demais pessoas que moram com você devem fazer o mesmo, de acordo com a a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde oferece um canal gratuito de comunicação para tirar dúvidas sobre a doença, o Disque Saúde – 136. Do outro lado da linha, profissionais de saúde dão orientações para o paciente sobre como proceder.

Além do Disque 136, a pasta ainda oferece um canal de atendimento via WhatsApp. Para acessar o serviço, é só adicionar o número +55 (61) 9938-0031 nos seus contatos e enviar um “oi”.

Tenho a confirmação de Covid-19

Se você recebeu a confirmação de que está infectado por Covid-19, tente não se desesperar. Os sintomas podem não evoluir ou sequer manifestarem-se. Você precisará ter mais cuidado e seguir com o isolamento domiciliar para não transmitir o vírus, sobretudo, para quem mora com você.

Nesse caso, o paciente precisa ser isolado em um cômodo onde haja boa circulação de ar pela janela, pois a porta deve permanecer fechada. As demais pessoas que habitam a casa devem manter uma distância mínima de 1 metro do paciente, com o qual não podem compartilhar nada: utensílios, roupas de cama e de banho, etc. Inclusive, o lixo produzido pelo doente deve ser separado e descartado adequadamente.

O paciente precisa ter talheres e copos próprios, separados dos demais, bem como suas roupas de cama e banho devem ser lavadas separadamente.

O que mais preciso saber? Quais remédios posso tomar?

Muitas dúvidas surgem quando uma pessoa está doente, como, por exemplo, se ela pode tomar medicamentos combinados. Analgésicos e antitérmicos podem ser tomados pelo paciente, em caso de dor e febre.

O Ibuprofeno foi considerado um medicamento perigoso para pacientes com Covid-19, embora não haja qualquer comprovação científica sobre isso. Entretanto, o melhor é evitá-lo. O Dr. Drauzio Varella recomenda o uso dos analgésicos paracetamol e dipirona.

As demais recomendações são as mesmas para uma gripe: hidratação, repouso e uma alimentação saudável que fortaleça o seu sistema imunológico.

Existe um momento certo para ir ao hospital?

Como em qualquer outra situação, ir ao hospital deve ser uma medida motivada por um caso grave. Caso a febre do paciente não passe ou aumente e os problemas respiratórios se agravem, é hora de considerar buscar um hospital ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que esteja atendendo casos de Covid-19.

De acordo com o Dr. Drauzio, se mesmo com os analgésicos e o repouso a pessoa não apresentar melhoras dos sintomas leves, ela deve ser levada para um posto de saúde, primeiramente, onde a maioria dos casos podem ser resolvidos, antes do encaminhamento para um hospital.

Caso a pessoa esteja com sérias dificuldades para respirar (fôlego curto, falta de ar), recomenda-se levá-la imediatamente para o hospital mais próximo, sobretudo, se ela estiver em um grupo de risco.

Os municípios têm divulgado listas dos hospitais e das UBS que prestam esse atendimento específico. Para encontrar a unidade de saúde mais próxima (e que esteja apta para receber pacientes com Covid-19), você pode procurar os canais de comunicação do ministério (Disque Saúde ou WhatsApp) ou, ainda, acessar a lista dos hospitais estaduais e Unidades Básicas de Saúde que prestam atendimento na sua cidade.

Se você tem plano de saúde, entre em contato com a sua operadora para solicitar essa informação também. A cobertura para os testes que detectam a infecção foi regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para todos os planos de saúde.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer máscara contra o Coronavírus. Veja os tutoriais

Estudo mostra que cloroquina não tem se mostrado eficiente no tratamento da Covid-19

Cuidado! Incêndios domésticos aumentam em SP e a culpa é, em parte, do álcool gel




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...