“Coronavírus que se cuide”, pois a dengue é a verdadeira epidemia em curso no Brasil

“Coronavírus que se cuide”, pois a dengue é a verdadeira epidemia em curso no Brasil

Enquanto em muitos estabelecimentos os estoque de álcool em gel acabaram devido ao temor ao coronavírus, proliferam-se os casos de dengue pelo Brasil.

Este ano as chuvas não estão dando trégua, razão pela qual a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, provocou uma epidemia da doença no país, como informa o Observatório do Terceiro Setor.

Epidemia de dengue

Em menos de um mês (de 29 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020), o último Boletim Epidemiológico, divulgado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, registrou 57.485 casos prováveis (taxa de incidência de 27,35 casos por 100 mil habitantes) de dengue no país. O número é maior do que o referente ao mesmo período de 2018 e pode ainda piorar, visto que o mês em que ocorre mais casos, historicamente, é abril.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em uma entrevista concedida a El País, alertou que há muito mais risco de se morrer de dengue do que de coronavírus, hoje, no Brasil.

Até o momento, nove pessoas morreram em decorrência de dengue e 41 casos estão sob investigação. Entretanto, esses dados podem estar desatualizados, já que a pasta é atualizada por informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde.

É preciso, portanto, não descuidar das ações básicas para conter o Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A preocupação dos especialistas é porque o país está passando por um novo surto da doença, que ocorre a cada três anos, devido à recirculação de novos tipos de vírus.

Como evitar a dengue

O mosquito transmissor põe ovos em água parada limpa. Então, evite poças de água em vasinhos de plantas, pneus, garrafas e limpe caixas d’água e demais reservatórios de água.

Se estiver em algum lugar com mata, use repelente.

Dengue x coronavírus

Nas redes sociais, não podia faltar humor. Como a dengue é a verdadeira epidemia em curso no Brasil, o coronavírus que se cuide! Mas a verdade é que nem um nem outro, o que queremos é apenas saúde!

Confira a Charge->AQUI

Mais informações sobre a dengue, leia em:

Tudo o que você quer saber sobre dengue hemorrágica 

Talvez te interesse ler também: 

O bicho do coronavírus: qual animal originou o surto?

No Brasil, a epidemia de sífilis é muito mais grave, mas preocupa muito menos que o coronavírus

O coronavírus está ofuscando a pior invasão de gafanhotos do século

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *