“Coronavírus que se cuide”, pois a dengue é a verdadeira epidemia em curso no Brasil


Enquanto em muitos estabelecimentos os estoque de álcool em gel acabaram devido ao temor ao coronavírus, proliferam-se os casos de dengue pelo Brasil.

Este ano as chuvas não estão dando trégua, razão pela qual a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, provocou uma epidemia da doença no país, como informa o Observatório do Terceiro Setor.

Epidemia de dengue

Em menos de um mês (de 29 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020), o último Boletim Epidemiológico, divulgado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, registrou 57.485 casos prováveis (taxa de incidência de 27,35 casos por 100 mil habitantes) de dengue no país. O número é maior do que o referente ao mesmo período de 2018 e pode ainda piorar, visto que o mês em que ocorre mais casos, historicamente, é abril.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em uma entrevista concedida a El País, alertou que há muito mais risco de se morrer de dengue do que de coronavírus, hoje, no Brasil.

Até o momento, nove pessoas morreram em decorrência de dengue e 41 casos estão sob investigação. Entretanto, esses dados podem estar desatualizados, já que a pasta é atualizada por informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde.

É preciso, portanto, não descuidar das ações básicas para conter o Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A preocupação dos especialistas é porque o país está passando por um novo surto da doença, que ocorre a cada três anos, devido à recirculação de novos tipos de vírus.

Como evitar a dengue

O mosquito transmissor põe ovos em água parada limpa. Então, evite poças de água em vasinhos de plantas, pneus, garrafas e limpe caixas d’água e demais reservatórios de água.

Se estiver em algum lugar com mata, use repelente.

Dengue x coronavírus

Nas redes sociais, não podia faltar humor. Como a dengue é a verdadeira epidemia em curso no Brasil, o coronavírus que se cuide! Mas a verdade é que nem um nem outro, o que queremos é apenas saúde!

Confira a Charge->AQUI

Mais informações sobre a dengue, leia em:

Tudo o que você quer saber sobre dengue hemorrágica 

Talvez te interesse ler também: 

O bicho do coronavírus: qual animal originou o surto?

No Brasil, a epidemia de sífilis é muito mais grave, mas preocupa muito menos que o coronavírus

O coronavírus está ofuscando a pior invasão de gafanhotos do século




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...