Caxumba – Como eu reconheço e me curo?

Mais comum em crianças e adolescentes, a caxumba é uma doença que raramente gera complicações. No entanto, como toda enfermidade, é importante ficar de olho, pois existem riscos, ainda que pouco frequentes, de consequências mais sérias.

A caxumba é uma infecção viral transmitida por via respiratória, pelas secreções, como gotículas de saliva, urina, sangue e leite materno. A caxumba causa inflamação e inchaço das parótidas, glândulas que ficam localizadas perto das orelhas.

O vírus da doença pode ficar incubado por até 3 semanas. Existem alguns sintomas mais relevantes que caracterizam essa enfermidade. Conheça alguns.

Como reconhecer a caxumba

Embora a caxumba possa ser assintomática, existem alguns sintomas que podem indicar a contaminação pela doença. Os sinais, geralmente, aparecem entre 2 e 3 semanas após a transmissão. Entre os principais sintomas da caxumba, estão:

  • Inchaço nas glândulas salivares
  • Dificuldades para engolir
  • Febre alta
  • Dores de cabeça, musculares e ouvido
  • Boca seca
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Inchaço nos testículos/ovários

Como tratar

Não existe medicação para tratamento da caxumba, pois, por se tratar de um vírus, todo tratamento é feito apenas para aliviar os sintomas. O próprio organismo se encarrega de eliminar a doença.

Por isso é essencial repousar, se alimentar bem e comer alimentos fáceis de mastigar para não sobrecarregar a região, que fica bastante dolorida. Hidratar-se e evitar contato frequente com outras pessoas também são essenciais.

Os objetos pessoais, como toalhas, talheres e copos, devem ser separados do restante dos moradores da casa para evitar contaminações.

Uma vez que tenha pego a doença, a pessoa fica imune a ela. A melhor forma de prevenção da caxumba é a vacinação, que tem eficácia de 97%.

Talvez te interesse ler também:

VOCÊ SEMPRE ACORDA NA MESMA HORA DA NOITE? VEJA O QUE TEU CORPO TEM A TE DIZER

VOCÊ SABIA? PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PODE MUDAR A FORMA DO CORPO!

ANSIEDADE? ESTRESSE? JOGUE TETRIS QUE PASSA! PALAVRA DA CIÊNCIA

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it