Outubro Rosa 2018 – Prevenção e Autoexame do Câncer de Mama


O mês de Outubro é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa” e tem por objetivo reforçar trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano.

A campanha do Outubro Rosa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde no início dos anos 90 com o intuito de compartilhar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo de útero também foi incluído nessa campanha devido ao aumento significativo do número de casos no decorrer dos anos.

O símbolo desta campanha é um laço rosa, cor que simboliza a mulher. É por este motivo que durante o mês de Outubro nos deparamos com fachadas de empresas e locais públicos iluminados ou pintados dessa cor.

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. No câncer de mama, especificamente, a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

PREVENÇÃO E AUTOEXAME

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas. Porém, o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, os quais podem definir o tipo de câncer e a sua localização.

Por isso, além do autoexame, é necessário manter uma rotina de consultas periódicas com o ginecologista para ajudar na prevenção contra o câncer não só de mama, mas também o de colo de útero.

A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, como por exemplo: alimentação, controle do peso e atividades físicas que ajudam a reduzir em até 28% o risco do desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, recomenda-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

AMAMENTAÇÃO

A amamentação beneficia não só a saúde do bebê, mas também a da mãe, principalmente na prevenção contra o câncer de mama. Segundo estudo realizado em 2002 com mulheres de 30 nacionalidades diferentes, o risco de contrair câncer de mama diminuiu 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

outubro rosa 2018

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros não.

Dentre os sintomas deste tipo de câncer, destacam-se:

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do seio ou saída de líquido em um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo dos braços (axilas).

Os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém a porcentagem de casos é baixa, estimada em cerca de 1% comparado às mulheres.

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Confirmado o diagnóstico de câncer de mama, inicia-se o tratamento de retirada parcial ou total da mama, acompanhada de tratamentos quimioterápicos como a própria quimioterapia e radioterapia no local de onde foram retirados os nódulos.

Este procedimento faz com que possíveis células danificadas que restaram no organismo sejam destruídas com a ação dos remédios aplicados, com o intuito de não ocorrer um processo chamado metástase, que é quando as células cancerígenas se multiplicam e se espalham pelos demais órgãos do corpo.

Embora seja o único tratamento capaz de destruir o câncer atualmente, a quimioterapia provoca muitos efeitos colaterais, dos quais o mais evidente é a perda de pêlos e cabelos, algo que mexe muito com a vaidade e autoestima das mulheres.

E é justamente por este motivo que campanhas como o Outubro Rosa foram criadas, pois além de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce através do autoexame, também promovem uma maior interação e oferecem alternativas para a questão psicológica tanto das pacientes quanto dos familiares e amigos.

Ver os cabelos caindo aos montes, mexe com o psicológico de qualquer pessoa, até mesmo de quem não tem a doença. Imagine só a dor e sofrimento de quem sabe que isso está ocorrendo devido ao tratamento contra o câncer? Ainda bem que campanhas como essas são criadas, pois muitas mulheres que passaram ou estão passando por este problema podem compartilhar suas experiências e fortalecer umas às outras.

Até mesmo as pessoas que convivem com as mulheres que sofrem com o câncer aprendem mais sobre essa doença tão cruel e se preparam para dar todo apoio e suporte que elas tanto necessitam.

DICAS DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

É verdade que nem todo mundo tem estrutura psicológica e emocional para lidar com a doença, por isso mesmo é importante conhecer histórias de pessoas que venceram o câncer com garra e elevada autoestima.

Se a pessoa sofre com a aparência devido à queda de cabelos, por exemplo, aqui vão algumas dicas:

  • Use e abuse de lenços e chapéus que também protegem a pele do Sol
  • Faça uma maquiagem leve para disfarçar as sobrancelhas falhadas ou a falta delas
  • Enquanto se sentir disposta, faça uma caminhada e exercícios leves, pois atividades físicas liberam endorfina e melhoram o humor
  • Pigmentações e tatuagens nos mamilos reconstruídos são uma opção para quem quer disfarçar a ausência ou deformação nos seios
  • Permita-se redescobrir a vida após o câncer… Os cabelos vão crescer e o tratamento vai acabar

OUTRAS DICAS IMPORTANTES!

O SUS oferece assistência gratuita para prevenção e tratamento contra o câncer de mama. Além disso, iniciativas como as Amigas do Peito, utilizam o afeto como estratégia de superação em um grupo de pacientes com câncer de um Hospital Federal.

Uma última informação importante é sobre o benefício do saque do FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda como medidas de apoio às mulheres com câncer de mama. No site do Ministério do Trabalho tem todas as informações para esses casos. Informe-se!

Por isso, é sempre bom estar informado e correr atrás dos recursos e benefícios que surgem a cada ano para tornar a vida das pessoas, principalmente mulheres com câncer de mama, menos sofrida e mais fortalecida. Vamos nos unir nessa batalha e compartilhar cada vez mais informações importantes como esta.

Faça parte desta campanha!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...