Síndrome do Pescoço de SMS: um futuro de corcundas pelo uso do celular


Você já ouviu falar do termo “pescoço de SMS”? Trata de uma “nova postura” do corpo humano adquirida pelo uso contínuo de smartphones e tablets, onde o peso da cabeça acaba fazendo com que a cervical sofra com o uso prolongado desses aparelhos.

No ônibus, no metrô, na rua ou até mesmo numa roda de amigos ou em família, é muito comum hoje em dia as pessoas estarem com a cabeça caída para baixo, olhos grudados na tela de um celular e uma verdadeira corcunda na nuca. O pior é que isso acontece sem que a pessoa perceba e, quando se dá conta, pode ser tarde demais.

Estudos comprovam que, ao inclinarmos a cabeça para frente e para baixo, o peso exercido na coluna aumenta de acordo com o grau de inclinação. A cabeça de um adulto pesa em média entre quatro a cinco quilos e meio, num ângulo normal. Ao inclinar a cabeça num ângulo de 15 graus, o peso que ela exerce no pescoço sobe para 12 quilos e pode chegar até a 27 quilos, se o ângulo for de 60 graus.

De acordo com cientistas australianos, esse peso exercido pela cabeça sobre o pescoço está alterando o esqueleto humano, gerando suspeita inclusive do surgimento de um novo osso no crânio. 

Parece exagero, mas os dados publicados no site português SapoLifeStyle, revelam que o tempo que as pessoas normalmente ficam na posição do “pescoço de SMS” varia entre cerca de 700 a 1400 horas. Tudo isso faz com que os tecidos do pescoço inflamem, causando tensão muscular e alteração na curvatura natural do mesmo.

Consequências graves

Com base nessas evidências, os especialistas alertam para ficarmos atentos às dores nas costas e no pescoço, com o intuito de evitar consequências mais graves como:

  • Desgaste prematuro da coluna;
  • Aparecimento de hérnias de disco;
  • Redução da capacidade pulmonar;
  • Dores de cabeça;
  • Depressão;
  • Doença cardíaca.

Segundo os especialistas, os jovens são os mais afetados pela síndrome do pescoço de SMS, pois eles conseguem passar mais de 5000 horas por ano nessa posição. Contudo, há algumas dicas para evitar esse problema, sem que seja necessário cortar o mal pela raiz.

Como evitar o pescoço de SMS

postura celular

Para conseguir usar o smartphone ou tablet com segurança, recomenda-se que:

  • Mantenha boa postura – Ombros para trás, alinhados com as orelhas;
  • Coloque o celular na altura dos olhos – O ideal é subir a mão que está segurando o celular ao invés de baixar a cabeça para conferi-lo;
  • Mova apenas os olhos – Olhe para o celular movendo apenas os olhos, sem inclinar a cabeça e curvar o pescoço;
  • Exercite o pescoço – Mova a cabeça para a direita e para a esquerda várias vezes, utilizando as mãos para fazer resistência e também para cima e para baixo, para frente e para trás.

Se o uso do celular fosse rápido e apenas para assuntos importantes, como era antigamente, certamente esse problema não ocorreria. Porém, como hoje é praticamente impossível viver sem celular, o ideal é diminuir o uso ou fazer alguns intervalos para dar um descanso tanto para o pescoço, quanto para os olhos.

É melhor tomar esses pequenos cuidados, do que ter que passar por uma correção na coluna ou ficar para sempre como o Corcunda de Notre Dame.

Talvez te interesse ler também:

FRANÇA PROÍBE USO DE CELULAR EM SALA DE AULA. QUE TAL ESSA IDEIA?

CLIP DE MOBY COM STEVE CUTTS ARRASA: DESLIGA ESSE CELULAR PLEASE!

CELULAR AO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...