Pesquisadores desenvolvem vacina contra Alzheimer

Pesquisadores desenvolvem vacina contra Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Novo México desenvolveu uma vacina capaz de intervir nas causas do Alzheimer e proteger o sistema neurológico.

O estudo foi publicado recentemente na Revista Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas no mundo, e sugere, ainda, a possibilidade de se usar o próprio sistema imunológico do corpo para frear os efeitos da doença.

Em entrevista para a CBS News, o Professor Associado do Departamento de Saúde e Ciência da UNM, Kiran Bhaskar, que pesquisa a doença há décadas, contou que a ideia para o caminho da pesquisa que acaba de ser publicada teve sua origem em 2013.

Responsável principal pelo estudo, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da UNM, Nicole Maphis, explicou que a vacina tem por característica atuar de forma específica em uma proteína patológica, chamada de pTau, encontrada comumente em pacientes com a doença. Ainda segundo a pesquisadora, a proteína é um dos componentes dos “emaranhados” que se formam no cérebro dos pacientes com Alzheimer.

Os pesquisadores começaram a testar a novidade em um grupo de camundongos com Alzheimer. Os que receberam a vacina apresentaram um desempenho superior em relação aos demais.

Apesar dos resultados animadores, os cientistas ainda têm um grande desafio pela frente: conseguir financiamento. Para que se realizem testes com pessoas, é necessário antes trabalhar em uma versão clínica da vacina. O custo do projeto pode chegar a bilhões de dólares e, por isso, a equipe agora busca parcerias.

Talvez te interesse ler também:

CÚRCUMA MELHORA O HUMOR E A MEMÓRIA, INCLUSIVE EM PACIENTES COM ALZHEIMER

DESCOBERTA CIENTÍFICA RECONHECE QUE ERVA-SANTA TEM PROPRIEDADES CURATIVAS PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER

EMMA YANG, 14 ANOS, CRIA UM APP PARA MELHORAR A VIDA DE PESSOAS COM ALZHEIMER

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *