As pessoas estão percebendo que são astigmáticas depois de comparar essas fotos


Você é astigmático? Você pode perceber se é ou não olhando para esta imagem. É assim que um post se tornou viral ao ser publicado no Twitter.

Quanto sabemos sobre nossos olhos? Se alguns de nós possuem uma visão perfeita, há aqueles que não têm essa sorte. Uns podem ser míopes, outros astigmáticos, ou mesmo hipermetrópicos.

Uma foto publicada no perfil UnusualFacts6, no Twitter, que lida com “os fatos mais estranhos e mais horríveis da internet”, tornou-se viral por ter mostrado a diferença entre o que as pessoas vêem com astigmatismo e aquelas que não têm problemas de visão.

O astigmatismo é um distúrbio que causa menos claridade visual devido a uma deformação da superfície do olho, a córnea ou uma alteração das estruturas internas do globo ocular, o cristalino. Um olho normal tem a córnea e a lente cristalina curvadas em uma forma arredondada, enquanto as pessoas com astigmatismo têm um desses elementos de formato oval.

Em um olho perfeito, a forma arredondada da córnea e da lente refratam qualquer luz recebida para produzir uma imagem nítida na retina. Em um olho com um erro de refração, as curvas incompatíveis no olho impedem que os raios de luz se curvem corretamente.

O resultado é uma imagem borrada. Por esta razão, aqueles que são astigmáticos vêem imagens mal definidas, com contornos não perfeitamente claros.

Existem dois tipos diferentes de astigmatismo: astigmatismo da córnea, em que as curvas desencontradas ocorrem na córnea e no astigmatismo lenticular o defeito diz respeito à curvatura do cristalino. Ambos causam uma visão turva que pode ser mais horizontal, vertical ou diagonal.

Se o distúrbio for leve, os afetados podem nem saber disso. Mas a maneira como vemos as luzes pode nos ajudar a entender, como a postagem no Twitter mostrou:

“Com o astigmatismo, a luz concentra-se em diferentes pontos da retina, em vez de em apenas um ponto. Isso é o que as pessoas com astigmatismo vêem em comparação com aquelas sem leituras”.

A imagem à esquerda é o que vê um astigmático; a da direita, uma pessoa que tem uma visão normal.

Mas sem alarmismo. Uma imagem sozinha não é suficiente para fazer o autodiagnóstico, também porque a visão turva não é o único sintoma de astigmatismo. Pessoas que sofrem disso também experimentam fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em enxergar à noite.

Portanto, na presença destes sintomas, é aconselhável consultar um oftalmologista que possa diagnosticar o distúrbio.

Talvez te interesse ler também:

COMO LIMPAR AS LENTES DOS ÓCULOS COM OU SEM GRAU PARA UMA VISÃO PERFEITA

O QUANTO VOCÊ SABE SOBRE SUAS LÁGRIMAS? DESCUBRA COM ESTE QUIZ

CUIDADO! LENTES SUJAS PODEM CAUSAR ATÉ CEGUEIRA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...