Cervicite: quais são os sintomas, causas, tratamentos e complicações?


A cervicite, ou endocervicite, é uma inflamação no colo do útero que geralmente afeta mulheres entre 18 e 25 anos. Essa doença pode ser causada por vários fatores e o mais comum é por infecção por bactérias, fungos ou vírus.

Dessa forma, doenças sexualmente transmissíveis como candidíase, clamídia, gonorreia, herpes, papiloma humano (HPV) ou tricomoníase, podem desencadear a cervicite.

Outras causas estão relacionadas a fatores hormonais, devido ao uso de anticoncepcional.

A cervicite pode também ser causada pelo uso de duchas vaginais, tampões vaginais, diafragma, DIU, exposição ao látex e sensibilidade ao espermicida das camisinha.

Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamento e como evitá-la

{index}

O que é cervicite

A cervicite pode ser aguda – manifestando-se como uma uma inflamação do colo do útero, que pode ser desencadeada por diversos microrganismos – ou crônica, sendo uma alteração que incide, na maioria das vezes, em mulheres após o parto eu que fazem uso da pílula anticoncepcional.

Essa doença produz irritação e sensibilidade na área vaginal.

Quais são os sintomas?

A cervicite pode se manifestar praticamente sem sintoma, só ocorrendo corrimento anormal da vagina, verde-amarelado ou com sangramento vaginal entre os períodos menstruais ou após a relação sexual.

Algumas mulheres apresentam dor durante a relação sexual, durante a micção, ou em ambos.

A vagina e a área em torno dela pode ter alterações, como ficar vermelha e irritada.

Dependendo da causa da cervicite, podem ocorrer outros sintomas, como febre e dor na parte inferior do abdômen.

Tratamentos

O tratamento da cervicite é especificado pelo ginecologista de acordo com a sua causa, e podem ser prescritos medicamentos como:

  • Antibióticos
  • Antifúngicos
  • Antivirais
  • Pomadas

Se o tratamento com medicamentos não for eficiente, poderá ser indicado cirurgia à laser ou crioterapia para extrair o tecido lesionado.

Esse procedimento é feito no consultório sob anestesia local, sem dor e de forma rápida.

Tem cura? Quais sao as complicações?

É comum a cervicite não apresentar sintomas e por isso não ser diagnosticada e tratada logo, podendo vir a se tornar uma doença crônica (de longa duração e progressão lenta), exigindo tratamento mais prolongado, controle com exames e acompanhamento médico.

Mas em geral a cervicite é curável, entretanto se ocorrer complicações por diagnóstico tardio, falta de tratamento ou infecção por microrganismos nos órgãos genitais internos (útero, trompas e ovários), ocasionando doença inflamatória pélvica, haverá risco de causar infertilidade.

A cervicite por si só, se tratada corretamente, é curável e possui risco quase nulo de infertilidade. Mas se não for tratada logo e for de origem infecciosa, além dos problemas já mencionados, pode virar uma complicação na gravidez, provocar aborto espontâneo, complicações no parto ou desencadear câncer no colo do útero.

Como prevenir

Para evitar esses riscos, existem maneiras de prevenir essa doença, veja quais são:

  • Utilizar preservativos para previnir as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)
  • Tratar rápido as infecções vaginais
  • Consular o ginecologista periodicamente
  • Fazer exames ginecológicos regularmente
  • Evitar produtos químicos e duchas vaginais
  • Ter alimentação saudável e praticar exercícios físicos para manter a imunidade ativa e ficar protegida da ação de vírus e bactérias.
  • Manter a higiene íntima e os cuidados com a saúde genital

A parte genital da mulher é tão íntima que por vezes fica esquecida e negligenciada, suscetível à cervicite e à outras doenças venéreas, por isso a importância de prestar a atenção e zelar por esta parte do corpo de vital importância para a mulher.

Talvez te interesse ler também:

INFECÇÃO URINÁRIA: O QUE É, COMO EVITAR. OS MELHORES REMÉDIOS CASEIROS

CISTITE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...