Poluição do ar e diabetes. Tudo a ver. O ar poluído contribui para o aumento da doença


Um novo estudo, recentemente publicado na revista Lancet Planetary Health, afirma que 1 em cada 7 novos casos de diabetes é causado pela poluição do ar.

Esse dado não é novo, já que pesquisas anteriores já haviam identificado a relação entre a diabetes e a poluição do ar. Os autores da investigação, que são da faculdade de medicina de Washington, em Saint-Louis (EUA), afirmam que: “A poluição contribuiu ao desenvolvimento de 3,2 milhões de novos casos de diabetes no mundo em 2016, o que representa cerca de 14%”.

Esse percentual tem como base dados médicos de 1,7 milhão de ex-combatentes estadunidenses, os quais receberam acompanhamento médico por oito anos. Eles foram selecionados no início da pesquisa por não terem diabetes.

Os pesquisadores ainda dizem que a poluição é responsável pela redução de insulina e por provocar inflamações, fazendo com o que corpo deixe de transformar glicose em energia.

O professor de medicina Ziyad Al-Aly explica que existe um grande lobbie econômico que afirma serem baixos os limites poluentes na atmosfera, mesmo com as provas científicas de que os níveis atuais precisam ser reduzidos.

As taxas de diabetes em países que desrespeitam os limites impostos de poluição do ar, como Índia, Afeganistão e Guiana, são mais altas. Por outro lado, aqueles países que são mais exigentes no cumprimento dessas taxas, como França, Finlândia e Islândia, os casos de diabetes são menores.

A maior concentração de partículas poluentes no ar associada ao desenvolvimento da diabetes só agrava ainda mais o quadro da doença no futuro, caso as atuais taxas de poluição não sejam reduzidas. Ou seja, não adianta isoladamente um ato individual de regulação de uma dieta e estilo de vida para evitar os males da diabetes.

É preciso melhorar a qualidade do ar que respiramos. A diabetes é um caso de saúde pública não somente devido ao aumento da ingestão de açúcar como também pelo altos índices de poluição.

Preocupante!

Talvez te interesse ler também:

DIABETES: INDIVIDUALIZADOS PELO MENOS OUTROS 5 SUBTIPOS DIVERSOS

SÓ COM MENOS CARROS NAS RUAS POLUIÇÃO DIMINUIRÁ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...