A primeira mulher a ter implantada uma mão biônica, capaz de sentir os objetos


Almerina, uma italiana, é a primeira mulher a ter implantada uma mão biônica capaz de sentir os objetos, ou seja, uma mão artificial, mas dotada do sentido do tato.

Antes dela, a primeira mão biônica sensível tinha sido experimentada em um homem dinamarquês em 2014. Esta nova versão testada por Almerinda é um melhoramento daquela.

O experimento começou há 6 meses e agora as novidades se concretizaram.

O membro biônico fora realizado por uma equipe internacional, composta por cientistas da Itália e da Alemanha.

Almerina perdeu sua mão esquerda em um acidente e, depois de 3 meses, ela saiu do hospital com sua mão de alta tecnologia dentro de uma simples mochila, também criada pelos pesquisadores.

“A mão é uma versão melhorada da implantada em um homem dinamarquês em 2014”, disse Silvestro Micera, pesquisador-chefe, e “contém um sistema que registra os movimentos dos músculos e os traduz em sinais elétricos para depois se transformarem em controles manuais; um outro sistema transforma a informação registrada pelos sensores de mão, em sinais a serem enviados para os nervos em forma de informação sensorial”. “A mochila foi um passo intermediário e o próximo passo é a miniaturização da eletrônica”.

mao bionica 2

Trata-se de uma esperança a mais para aqueles que perderam a mão por causa de doenças ou de acidentes.

A tecnologia e a pesquisa podem realmente oferecer uma ajuda valiosa neste campo. O futuro promete!

mao bionica 3

Os resultados do experimento logo serão anunciados em uma revista científica internacional.

Fonte fotos: S. Micera, Scuola Superiore Sant’Anna via Ansa.it




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...