Papel higiênico sozinho não limpa! E ainda pode causar infecções


Você em casa usa bidê ou tem ducha para vaso sanitário? Pois é, embora muitos de nós tenhamos estes recursos para a importante limpeza íntima, sabemos que muitas pessoas não o têm.

E não estamos falando de pessoas nascidas nos países pobres. Grã-Bretanha, Estados Unidos e Austrália são alguns exemplos de lugares onde as pessoas costumam usar papel higiênico para limpar as suas partes íntimas, embora muitos especialistas digam que usar apenas papel higiênico não seja o suficiente, pois este não permite uma limpeza cuidadosa. As fezes residuais podem permanecer em nossa pele por longas horas com consequências, no mínimo, desagradáveis.

Assim declarou Rose George autora do “The Big Necessity: The Unmentionable World of Human Waste and Why It Matters”, um livro inteiramente dedicado aos nossos resíduos corporais normalmente considerados tabu:

“Parece bastante desconcertante que milhões de pessoas estejam se movendo com seus ânus sujos enquanto pensam que estão limpos. O papel higiênico move, mas não remove!”.

Além disso, o uso excessivo de papel higiênico também pode causar problemas como irritação e infecções do trato urinário, órgãos genitais ou levar ao aparecimento de fissuras anais.

Por conseguinte, recomenda-se, no caso de não poder utilizar um bidê nem uma ducha, usar lenços umedecidos íntimos que seria uma melhor alternativa na falta do papel higiênico para limpar, matar bactérias e, assim, reduzir o risco de desenvolver problemas devido à falta de higiene ou ao uso muito agressivo do papel higiênico.

Também é importante sempre limpar da frente pra trás, impedindo que as fezes e as bactérias residuais atinjam as áreas genitais e urinárias causando infecções.

Sobre este assunto assim íntimo, até Will Smith opinou dizendo que os lenços úmidos eram algo “especial e incrível”. Em uma entrevista à Elle Magazine, o ator, rapper e produtor cinematográfico deu um exemplo curioso para explicar melhor o seu conceito:

“Aqui está a prova de que as pessoas devem ter lenços umedecidos: pegue chocolate, passe-o em um piso de madeira e, em seguida, tenta removê-lo usando toalhas enxutas, você verá que o chocolate vai ficar nos vãos.”

Mas atenção para não exagerar com este recurso. O ideal é mesmo a lavagem. Os ingredientes contidos nos lencinhos podem ainda ser irritantes para algumas pessoas, sem falar no impacto ambiental deste “luxo”.

Bom senso sempre! Se você ainda não tem ducha sanitária, pense na possibilidade de ter uma. Apesar de muita gente estar satisfeita com o uso de papel higiênico, ele não é o máximo da higiene! Vamos combinar!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...