Veja porque é melhor evitar o uso de secador elétrico de mãos em banheiro público


Enxugar as mãos em banheiro público? Talvez seja melhor deixar que elas se enxuguem sozinhas! Querendo limitar o uso de toalhas de papel, cujo consumo excessivo certamente não é ambientalmente correto, parece que o clássico difusor de ar elétrico seria mesmo a melhor opção. Só que não!

Um novo estudo mostrou que os secadores de mão são verdadeiros difusores dos germes e bactérias que circulam nos banheiros, provenientes das minúsculas gotas de água espalhadas pela descarga dos vasos sanitários!

Para o estudo, os pesquisadores conduziram investigações microbiológicas nos banheiros da Universidade de Connecticut para descobrir se esses tipos de máquinas absorvem micróbios e, em seguida, os expelem. Os resultados, embora grosseiros, como os cientistas admitem, não são nada agradáveis.

“O ciclo completo é assim: quando você dá a descarga em uma privada que não tem tampa, a turbulência do fluxo envia partículas fecais no ar, onde pairam em uma nuvem miasmática. Quando os secadores se ligam, eles giram essas partículas, as aquecem e as pulverizam nas mãos úmidas e em outras superfícies molhadas, onde as bactérias podem prosperar”, explica a pesquisa.

Os pesquisadores norte-americanos chegaram a essa conclusão depois de terem colocado placas estéreis nos banheiros da universidade. Se os secadores de mão não eram acionados, após 18 horas, nas placas estéreis, no máximo apenas uma colônia bacteriana tinha se formado. Mas era o suficiente ligar os secadores por apenas 30 segundos para fazer, a partir do mesmo período de tempo, que entre 18 e 60 colônias bactéricas, em média, dependendo dos banheiros, até um máximo de 254, se formassem!

Esses germes iam do Eschirichia coli e Staphylococcus aureus, resistentes à meticilina antibiótica e que pode levar à septicemia ou pneumonia, ao Clostridium difficile, que causa diarréia e pode levar à desidratação grave.

Como fazer então quando tivermos de usar um banheiro público onde todos circulam? Secadores elétricos e toalhas de papel serão os únicos meios disponíveis mas, se não quisermos usar nem um nem outro, podemos levar conosco uma toalhinha na bolsa ou simplesmente agitar as mãos após a lavagem e deixar que se sequem no ar. Não é elegante, de fato, mas…




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...