Camapu: a planta que recupera neurônios e ajuda a curar Alzheimer e Parkinson


Camapu, fisalis ou juá-de-capote é muito comum aqui no nosso país, em diversas regiões. Na verdade, são duas as espécies: o Camapu (Physalis pubescens) e o Juá-de-capote (Physalis angulata), com diferentes características que podem ser facilmente cultivadas aqui.

Mas, o interessante é que a ciência está estudando esta planta pois, ela ajuda na recuperação dos neurônios e, portanto, das doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, o Parkinson e diversas outras.

Pesquisadores do Pará descobriram que uma das substâncias que o camapu (Physalis pubescens) contém no talo da planta, tem a potencialidade de estimular a produção de novos neurônios no hipocampo – o hipocampo é a área do nosso cérebro que está ligada à memória – e buscam desenvolver medicamentos fitoterápicos que possam ser aplicados aos seres humanos pois, por enquanto a pesquisa se limita a outros animais. Esta pesquisa também aponta a possibilidade de que estes medicamentos possam ser usados para os que sofrem de depressão grave, onde há perda neuronal.

physalis angulata

Foto – Physalis angulata

Foto – Physalis pulbescens

“A notícia é muito boa, principalmente pelo fato de esta substância estimular o crescimento neuronal na área do hipocampo. A gente está falando da criação de novos neurônios, algo que algum tempo atrás não se falava”, diz Milton Nascimento dos Santos, do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica da da Universidade Federal do Pará.

Essas propriedades neurogênicas do camapu foram testadas em laboratório e em ratos e agora iniciam-se os testes clínicos e de produção a larga escala, para subsidiar a indústria farmacêutica nacional.

Mas, pelo visto, essa substância do talo do camapu é muito complexa e há dificuldades na sua sintetização, mas a planta é de fácil reprodução, com ciclo bianual. “A substância pode ser uma maravilha, mas se só é produzida pela planta uma vez por ano, a produção de fitoterápicos ficaria inviável”, diz Silva.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO CAMAPU

O camapu tem outras propriedades medicinais reconhecidas – é anti-inflamatório e anti-protozoário (inclusive há dados de que seu uso pode ajudar a tratar aqueles que sofrem de Mal de Chagas).

A descoberta da substância que faz com que os neurônios se regenerem foi uma casualidade da pesquisa, que apontava seus estudos para estes outros aspectos curativos do camapu.

Há mais estudos sobre as propriedades medicinais da Physalis angulata, que é conhecida como purificadora do sangue, fortalecedora do sistema imunológico e redutora das taxas de colesterol, dentre vários outros usos.

Aqui há uma tabela, com referências bibliográficas, que aponta o uso detalhado dessa espécie de fisalis, onde se mencionam qualidades calmantes, depurativas, desobstruintes, diurética, antioxidante, antibacteriana, antitumoral e outras.

CAMAPU NO JARDIM

Mas, caso você queira ter um pé de camapu, ou de juá-de-capote, a recomendação é de que não jogue as sementes na sua horta. Essa planta é bastante agressiva em seu crescimento e vai ocupar todo o espaço, passando por cima das outras plantas, com certeza. Então, faça um canteiro só para a sua fisalis, essa é a dica. Você pode comprar as frutinhas no mercado e separar as sementes, deixá-las secar e semear em terra fértil.

Outra fisalis que se encontra nos mercados é uma conhecida como Golden Berry a Physalis peruviana, cujo crescimento é tão agressivo quanto das outras espécies.

Talvez te interesse ler também:

GOLDEN BERRY: IDEAL PARA VEGANO

ALZHEIMER, HERPES E CLAMÍDIA, QUE RELAÇÃO ESTAS DOENÇAS PODEM TER ENTRE SI?

GRAVIOLA CURA CANCER? VERDADE OU MENTIRA?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 9 comentários

  1. Célia Maria Viana
    Publicado em 03/02/2021 às 11:28 am [+]

    Amei conhecer mais sobre essa frutinha ,ela fez parte da minha infância ,amo demais ,aí da mais gira que sei o quanto ele é importante pro nosso organismo e mente.


  2. [email protected]
    Publicado em 14/03/2021 às 1:30 pm [+]

    Não sabia que o camapu é tão medicinal, que bom saber comi muito na minha infância e até hj se eu vi uma frutinha ainda como ❤❤


  3. Daia Florios
    Publicado em 21/03/2021 às 8:50 pm [+]

    <3 <3


  4. Itanuzia A O Lima
    Publicado em 01/08/2021 às 5:53 pm [+]

    amo de paixão, tambem planto essa frutinha. alem de ingerir inatura, amo a geleia da mesma.


  5. Valter Bahia
    Publicado em 27/04/2022 às 1:23 pm [+]

    Te 71999695735


  6. Valter Bahia
    Publicado em 27/04/2022 às 1:26 pm [+]

    Estou na expectativa de melhora do parkinson
    Podemos tomar camapu e TB prolopa?


  7. Daia Florios
    Publicado em 28/04/2022 às 7:08 am [+]

    Valter, consulte o médico por causa das reações adversas.


  8. Ana Maria Reinert
    Publicado em 16/08/2022 às 1:16 am [+]

    Planto esta fruta e nao conhecia seu poder. Fiquei surpresa. Amei


  9. Daia Florios
    Publicado em 16/08/2022 às 2:04 pm [+]

    Obrigada <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...