Desidrose: o que é, causas e tratamentos naturais


Além da coceira e da irritação, a desidrose pode resultar em formação de bolhas nas mãos e nos pés. Muito frequente em pessoas que suam demais, a desidrose tem surgimento comum em estações mais quentes, como o verão. Entenderemos que é desidrose, quais suas causas e os principais tratamentos.

O que é desidrose e suas causas

A desidrose é um problema que se abate sobre a pele, podendo ocorrer tanto nas mãos quanto nos pés. Normalmente, o paciente sente uma incômoda coceira na região. Com o passar dos dias, a região vai tomando aspecto avermelhado e então notam-se o surgimento de pequenas bolhas carregadas de líquido. Quando as bolhas desaparecem, a mão ou o pé fica com aspecto ressecado e desidratado.

As causas da desidrose não são claramente pontuadas pela medicina. Sabe-se até então que o surgimento da desidrose é muito comum em pessoas que suam bastante nas mãos e nos pés. O início das coceiras é favorecido com o calor, tão logo é recorrente que a desidrose se manifeste principalmente no verão.

As bolhas ocasionadas pela presença da desidrose podem levar até 3 semanas para secarem completamente. É comum que a coceira cesse pouco antes do total ressecamento das bolhas.

Ainda dentro das possíveis causas, acredita-se que o estresse pode ser agente desencadeador de desidrose. Seu aparecimento também é frequente em pessoas com alguns tipos de alergias, pois podem emanar como reação alérgica. Além disso, pessoas que estão com as mãos e pés constantemente molhados são mais propensas ao desenvolvimento da desidrose.

O tratamento para desidrose

O tratamento para casos de desidrose depende diretamente do aconselhamento de um médico, de preferência especialista em peles, como o dermatologista. Assim sendo, além dos medicamentos que o médico pode indicar, é possível adotar algumas medidas para tratar a desidrose em casa. Dentre os medicamentos naturais que podem ser utilizados estão:

círculo verde Aloe vera, pois possui propriedades que reduzirão a inflamação. Basta aplicar o gel de aloe vera diretamente sobre a área afetada e deixar agir por 15 minutos

círculo verde Abacate é outro poderoso remédio natural contra desidrose. Basta aplicar a polpa de ¼ de abacate sobre as mãos ou pés afetados e deixar agir por pelo menos 15 minutos

círculo verde Vinagre de maçã sobre a região irritada auxiliará no tratamento de desidrose. Basta utilizar um algodão e aplicar vinagre diretamente sobre as bolhas ou sobre a coceira. Deixe agir por 10 minutos e remova com água

círculo verde Compressa com água gelada pode ajudar a aliviar a irritação e a coceira. Pode ser feita pelo menos 3 vezes ao dia, diariamente

círculo verde Hamamélis tem poderosas propriedades venosas para a pele. Pode ser utilizada uma pomada natural desta planta ou mesmo a imersão de mãos e pés em chá de hamamélis.

Outras orientações fundamentais para se combater a desidrose são:

• Utilizar meias limpas sempre, evitando aquelas que não sejam de algodão

• Utilizar creme hidratante natural nas mãos e pés diariamente

• Caso precise utilizar luvas, dê preferência àquelas com forro de algodão

• Lave bem as mãos e os pés com sabão neutro

• Faça exercícios físicos diariamente, de preferência aeróbicos, pois melhorarão as condições do organismo, evitando variadas doenças

• Procure relaxar ou praticar ioga, pois além das condições físicas, a desidrose pode ser causada por quadros de estresse. Portanto, relaxe e cuide bem das mãos e dos pés

Orientações sobre gerais sobre a desidrose

A desidrose não costuma trazer complicações além da coceira e da formação de bolhas nos pés e nas mãos. No entanto, é importante que o profissional de saúde seja consultado assim que se notarem os primeiros sintomas para melhores indicações de tratamentos. Além disso, certifique-se de evitar umidade nas mãos e pés, além de limpá-los sempre e hidratá-los diariamente.

Especialmente indicado para você:

CANDIDÍASE NO HOMEM: SINTOMAS, TEMPO DE CURA E REMÉDIOS NATURAIS

GORDURA ACUMULADA NA BARRIGA PODE SER DEVIDA AO ESTRESSE

COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO E A MEMÓRIA COM TÉCNICAS AYURVÉDICAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...