Formigamento nas mãos, o que pode ser? Descubra aqui!


Nesta matéria, vamos elucidar as possíveis causas do sintoma do formigamento que pode ocorrer em várias partes do nosso corpo e por várias razões. Mas vamos falar especialmente do formigamento nas mãos, porque mãos e braços contêm grande número de terminações nervosas e quaisquer alterações que afetem esses vários nervos, podem provocar a sensação de formigamento ou dormência nestas partes do corpo.

Formigamento, pode ser uma coisa boba ou algo sério

Na linguagem médica, formigamento recebe o nome de parestesia.

O formigamento pode ser um sintoma corriqueiro de ficar na mesma posição e bloquear o fluxo do sangue em determinada área do corpo, desencadeando este sintoma. Mas também pode ser uma resposta do organismo que, ao nos causar a sensação de formigamento, pode estar indicando problemas sérios de saúde. Por isso é fundamental prestar atenção às reações do corpo e, se estas continuarem ocorrendo, acompanhada de outros sintomas, é necessário buscar orientação médica.

Para esclarecer as diferenças de um formigamento comum para um formigamento mais sério, é preciso primeiramente entender o local este fenômeno ocorre.

Onde formiga?

Formigamento pode ser sinais desde uma má-postura a um infarto e, para poder identificar se o formigamento é uma bobagem ou algo mais sério, é bom saber onde é que se dá o formigamento nas mãos. Veja o que este sintoma pode significar em cada região da mão:

Se ocorre nos dedos do meio, indicador ou polegar, o formigamento pode indicar a ocorrência da Síndrome do Túnel do Carpo, uma lesão de esforço repetitivo que afeta o nervo mediano, localizado no punho.

Se ocorre nos dedos mindinho ou anular, o formigamento pode acontecer por causa da compressão do nervo do cotovelo que se reflete nas mãos. Esse problema se dá por causa da má postura de permanecer muito tempo com o cotovelo dobrado e apoiado em uma mesa.No braço: pode ser consequência da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo braquial”, na medula espinhal. Essa condição é desencadeada por dormir de mau jeito, em cima do braço,por exemplo.

Formigamento em uma mão, principalmente à noite, pode indicar a Síndrome do Túnel do Carpo.

Já o formigamento nas duas mãos pode ser sintoma de hiperventilação, ansiedade e ou Síndrome do Pânico.

Mas as causas podem ainda ser outras, como veremos a seguir.

As possíveis causas do formigamento nas mãos

formigamento maos 2

Além da Síndrome do Túnel do Carpo, existem outras doenças que podem dar este sintoma. O importante é verificar a frequência do formigamento, a intensidade dele, a demora para passar e buscar ajuda médica urgente se o sintoma vier acompanhado de dificuldade para falar e dores no peito (o que pode ser sintoma de infarto ou AVC).

Vejamos algumas doenças que podem ter como sintoma o formigamento nas mãos:

Epicondilite lateral – é uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo, desencadeada pelo uso repetitivo dessa articulação. Conhecida como cotovelo de tenista, a doença ocorre também em pessoas que fazem movimentos repetitivos com esta parte do corpo. Esta inflamação provoca formigamento nas mãos.

Cisto sinovial – é uma “bolinha” que surge na região da mão e causa problemas porque comprime os nervos das articulações como punho e dedos, fazendo surgir o formigamento na mão.

Pressão nos nervos – como dito no começo, mãos e braços são regiões ricas em terminações nervosas. Qualquer pressão nestes nervos que vêm da medula óssea e passam pela coluna podem causar formigamento nas mãos. Tumores, infecções, hérnia de disco e outros problemas na coluna pode ser a causa da pressão e por conseguinte do formigamento.

Esclerose múltipla – esta doença autoimune causa a degradação das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal, por isso um dos seus sintomas é o formigamento em várias partes do corpo, inclusive das mãos, que pode ser acompanhado de queimação, além de outros sintomas como fraqueza.

Diabetes – Quando os níveis de açúcar aumentam e ficam descontrolados, surgem pequenas lesões nos nervos, de várias partes do corpo, causando formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés.

Enxaqueca – formigamento nas mãos, braços, pernas ou boca, são alguns dos sintomas que podem acompanhar a enxaqueca.

Hipotireoidismo – quando essa doença não é tratada, ela pode causar lesões nos nervos, que transmitem informação do cérebro ao resto do corpo. Um dos sintomas do hipotireoidismo é o formigamento em várias partes do corpo, incluindo mãos e braços.

Deficiência de vitaminas – a falta de vitaminas B12, B6, B1 ou E, pode afetar os nervos que passam em diversas partes do corpo, causando formigamento em diversas regiões.

Problemas de circulação – as doenças circulatórias das artérias e veias podem atingir braços, mãos e pernas, provocado formigamento, dor e outros sintomas.

AVC – um dos primeiros sintomas do AVC (acidente vascular cerebral) que pode ocorrer é a sensação de formigamento em um braço ou mão, que pode vir acompanhado de outros sintomas como: boca torta, falta de força em um dos lados do corpo e dificuldade para falar. Havendo estes sinais, é urgente ir imediatamente ao Pronto Socorro ou chamar a ambulância.

Síndrome do Túnel do Carpo: como dissemos, o formigamento na mão pode indicar esse problema, que ocorre quando o nervo meridiano da mão fica preso na região do punho causando formigamento. Algumas atividades favorecem o surgimento desse problema, tais quais, dirigir moto, lavar roupa, digitar no computador e outras atividades com movimentos repetitivos.

Infarto: O formigamento ou dormência no braço esquerdo, acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal-estar ou suor frio, caracterizam um quadro de infarto. Se tais sintomas ocorrerem, se faz necessário chamar atendimento médico de urgência.

Hiperventilação – essa alteração ocorre quando se respira demais oxigênio, diminuindo demais o nível de dióxido de carbono em nosso organismo, em consequência de ansiedade extrema ou da Síndrome do Pânico, estresse, raiva e ou emoções fortes.

Ansiedade ou Pânico – o formigamento nas mãos pode ser um simples, mas claro, sintoma da ansiedade. A pessoa respira rápido demais provocando a hiperventilação. Além do formigamento, outros sintomas que geralmente acompanham o quadro de ansiedade e pânico são: tontura, sensação de sufocamento, suor frio, entre vários outros. A ansiedade e o pânico gera a hiperventilação que, por sua vez, desencadeia formigamento no corpo e, como em um círculo vicioso, provoca mais ansiedade e pânico.

Neste caso, a pessoa que tem esse problema precisa buscar auxílio de um terapeuta ou psicólogo e recorrer à atividades saudáveis como relaxamento, yoga, contato com a natureza e outras afins, com o objetivo de restabelecer o seu equilíbrio emocional.

Observando e tratando adequadamente os formigamentos

Como vimos, o formigamento pode estar associado à vários problemas de saúde como pode simplesmente ser sinal de estresse, ansiedade e até deficiência vitamínica ou má postura.

Se o formigamento for persistente, demorar para passar e vier acompanhado de outros sintomas, ele pode ser indicador de alguma doença, e aí é necessário buscar tratamento médico.

Este conteúdo tem a finalidade de fornecer algumas indicações e informações para compreender melhor esse problema e suas possíveis causas, para ajudar o leitor a perceber o quando se faz necessária à ida ao médico.

Para o diagnóstico da parestesia crônica (formigamento persistente), o médico analisará o histórico médico do paciente, solicitará exames físicos e laboratoriais para um diagnóstico mais preciso e um tratamento correto.

A descoberta da causa da parestesia é preponderante para o tratamento adequado.

A observação e a atenção aos sinais do corpo contribuem para cuidarmos em tempo de um problema de saúde, impedindo que se torne algo grave ou evitando que fique pior.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...