Desintoxicar é fundamental! Basta uma dieta de fim de semana

Desintoxicar é fundamental! Basta uma dieta de fim de semana

Técnicas de desintoxicação são muito importantes para a nossa saúde e bem-estar. Quem sabe esta dieta, para o final de semana, será boa para você, não?

Para tratar de problemas como fadiga, náuseas, enjoos, tontura, prisão de ventre e muitos outros, você precisa privilegiar a desintoxicação do seu organismo. Veja aqui, um dos primeiros sintomas de intoxicação do nosso organismo é a formação de muco e catarro então, essa é uma dieta básica que pode ser usada se você estiver com dificuldades para que que seu corpo, sozinho, consiga limpar os mucos que a nossa alimentação, o estresse e algumas outras condições, produzem nos nossos órgãos.

Órgãos envolvidos na desintoxicação

No processo de desintoxicação é preciso ter atenção especial aos três órgãos principais que nela estão envolvidos: os rins, o cólon e o fígado.

círculo verde Os rins filtram o sangue eliminando as toxinas acumuladas através da urina.

círculo verde É através do cólon, parte final do intestino, que saem as toxinas aglutinadas no bolo fecal.

círculo verde E o fígado é o órgão que defende seu organismo contra a invasão de toxinas, impedindo que estas passem para a corrente sanguínea.

Se esses três órgãos estiverem funcionando adequadamente, de forma equilibrada, você terá muito mais chances de estar saudável.

Mas, para que todo esse sistema funcione bem, é preciso que você consuma os nutrientes adequados.

A dieta desintoxicante das 48 h (um final de semana)

Esta técnica, para ser feita em um final de semana (48 h) vai te ajudar a promover a limpeza básica necessária.

Café da manhã

No café da manhã – comece o dia com quinoa, que é rica em proteínas, fósforo e fibras. Junte ameixas secas, que são ricas em fibras e açúcares e vão ajudar a limpeza do cólon. Estes dois alimentos funcionarão como um laxante suave.

Ingredientes

meia xícara de quinoa em flocos ou cozida

1/3 xícara de ameixas picadas,

1 colher (chá) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de linhaça

1 xícara de água

1 pitada de canela

1/4 xícara de leite de arroz ou de outro vegetal (como gergelim ou girassol; mas soja NÃO!)

Modo de preparo

Numa panela pequena coloque a água, a quinoa, a canela e o gengibre ralado e deixe ferver. Diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos. Junte as ameixas e o leite de arroz, de gergelim ou girassol. Cozinhe mais 5 minutos com a panela tampada. Junte a linhaça bem triturada (triturar na hora é melhor). Misture bem e coma quentinho, ou frio, como preferir.

Lanche

Faça lanches durante o dia com: fatias de pepino, aipo e rabanetes ou quaisquer outro legumes frescos. Tempere, se quiser, com azeite, suco de limão, sal e pimenta.

Se preferir, faça os lanches com algum suco detox, por exemplo, de limão, abacaxi e romã.

Receita do suco detox

Ingredientes e modo de preparo

Você vai usar 1 limão, 3/4 xícara de suco de abacaxi puro

1 copo de suco de romã ou de melancia (os sucos não podem ter açúcar ou conservantes)

3 xícaras de água. Misture tudo e beba em quatro porções, ao longo do dia.

Outra opção de suco detox é com abacaxi, gengibre e couve. Junte meia xícara de abacaxi cortado (com miolo), 2 cm de gengibre, 2 folhas de couve (sem os talos), meio limão espremido, meia xícara de folhas de hortelã e 1 copo de água. Bata tudo no liquidificador e beba, sem coar (assim você aproveita as fibras também).

Leia mais aqui sobre as frutas que promovem a desintoxicação

Almoço

Escolha um cardápio nutritivo e rico em fibras: 1 maçã, 1 copo de mamão maduro, picado, 1 banana, 1 colher (sopa) de aveia, 1 colher (sopa) de sementes de linhaça ou de chia, 1/2 xícara de gelo (opcional), 1/2 xícara de leite de amêndoas sem açúcar. Bata tudo junto no liquidificador até obter uma massa homogênea.

Jantar

Uma sopa de legumes será um bom jantar: use 1 repolho picado, 2 litros de água, 2 colheres (sopa) de páprica em pó, 1 folha de acelga ou de couve, 2 cebolas cortadas, 1 colher (chá) de cominho, 2 talos de aipo picados, sal a gosto, pimenta-do-reino, meia xícara de salsa picada, 4 dentes de alho grandes picados, orégano a gosto.

Para preparar a sopa junte todos os ingredientes, menos a salsinha, em uma panela e ponha para ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uma hora. No final, bata a sopa com o mixer, se preferir a consistência de creme. Acrescente a salsinha picada antes de servir.

Se não quiser tomar uma sopa, coma repolho, uma bela salada feita com tomate, cebola e mais o que gostar. O repolho é um excelente depurativo dos rins e do fígado.

Tome água pura durante o dia, nos intervalos das refeições e, uma xícara de chá de dente-de-leão, à noite, antes de dormir. O dente-de-leão vai ajudar o fígado a eliminar, mais facilmente, as toxinas.

Leia mais: CHÁS DETOX: QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

Não coma nada depois das 19 h.

Você poderá usar o cloreto de magnésio, o sal amargo ou o leite de magnésio nesse dia, para obter uma ajuda laxante extra.

Essa dieta pode ser repetida todos os meses.

Especialmente indicado para você:

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

COMO SE DESINTOXICAR DE METAIS PESADOS COM ALIMENTAÇÃO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *