Como engravidar com facilidade – VERDADE E FICÇÃO


Um sonho de muitas mulheres é engravidar. De outras, não. Mas aqui escreverei sobre as que querem engravidar e não conseguem. Algumas dicas simples para você tomar antes de sair correndo à procura de um especialista clínico.

Gravidez é um processo natural de fertilização entre um óvulo e um espermatozoide – se ambos os gametas são viáveis, saudáveis, então a união destes produzirá um zigoto, primeira célula fertilizada que, se reproduzindo loucamente, dará origem ao feto humano (exatamente assim acontece, também, com todos os outros animais).

A gente sonha em ficar grávida e não acontece…

Claro, existem patologias que podem prejudicar a ocorrência de uma gravidez cuja origem pode estar na mulher – útero invertido, ovário policístico, endometriose, problemas da tireoide, em geral relacionados com distúrbios hormonais – ou no homem – espermatozoides inférteis ou pouco viáveis.

Um casal é considerado infértil quando após um ano tendo 2 a 3 relações sexuais por semana sem proteção a mulher não engravida”. Medico Responde

Nestes casos, claro, vocês precisarão de procurar um ginecologista, um endocrinologista enfim, um especialista que detecte as razões fisiológicas que impedem a gravidez.

Mas, antes de ficar apavorada, tente durante um ano pois, gravidez é um processo natural e, se você não tem nenhum problema dos mencionados acima, vai acontecer assim que você sair do estresse de esperar ficar grávida.

Parece brincadeira mas não é – quanto mais a gente fica ansiosa, pior a situação fica. Quero dizer, quanto mais a gente anseia engravidar, menos engravida. Isso acontece pelo efeito da ansiedade, que gera estresse, que perturba nossos hormônios, que desregula o ciclo menstrual, que não deixa a gente engravidar.

Leia também: REMÉDIOS CASEIROS SIMPLES E EFICAZES CONTRA A ANSIEDADE

A primeira regra de ouro é: relaxar!

Claro que uma gravidez só acontecerá se você tiver relações sexuais com o seu parceiro durante o seu período fértil – no meio do ciclo mensal, entre o 10º e o 18º dia após a menstruação, é o período mais provável de fertilidade.

O óvulo fértil fica esperando um espermatozoide forte durante, no máximo, 2 dias. Depois disso se reinicia o ciclo que preparará outro óvulo, para o mês seguinte.

Um espermatozoide saudável, dentro do corpo da mulher, poderá permanecer viável para a fecundação durante quase 7 dias, após a ejaculação masculina. Isso quer dizer que todas temos um amplo campo de provas a ser testado.

círculo verde 1. Frequência de relações sexuais – se quer engravidar privilegie os seus dias férteis e a semana anterior a estes.

círculo verde 2. Depois da relação sexual – permaneça deitada e tranquila por um tempo.

círculo verde 3. Se quer engravidar evite consumir bebidas alcoólicas, fumar e andar estressada.

Essas são as três coisas básicas que você pode fazer se quer engravidar, fora manter uma relação saudável com seu parceiro.

Como saber, com certeza, quando é seu período fértil?

Você poderá verificar seus dias mais férteis pela medição da temperatura basal http://www.ficargravida.com/2012/07/temperatura-basal.html que, nesses dias, estará algumas décimas mais alta do que a sua média. Meça a temperatura com um termômetro comum, na axila, na boca ou no anus (em cada um desses pontos a temperatura normal é diferente portanto, meça sempre do mesmo jeito. Portanto, você deverá medir todos os dias, colocar os dados em gráfico e determinar, para você, qual é a média de temperatura do seu período fértil. Aí sim, poderá identificar em que período do mês deverá privilegiar as relações sexuais para engravidar.

E, siga sua vida em frente pois que, o mais importante, mesmo, é ser feliz!

Leia mais sobre gravidez:

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ:SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?

SAIBA TUDO SOBRE GRAVIDEZ EM IDADE AVANÇADA

10 SUPER ALIMENTOS PARA A GRAVIDEZ

GRAVIDEZ: TODOS OS ALIMENTOS A SEREM EVITADOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Thais
    Publicado em 01/10/2021 às 10:46 pm [+]

    Gosteii muito do artigo, é um assunto muito interessante!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...