Testosterona: o que é, como age e como aumentá-la naturalmente

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Testosterona

Há vários hormônios atuando no nosso corpo. Mas alguns deles são "mais masculinos" ou "mais femininos". Hoje vamos falar de um hormônio mais presente no organismo biológico dos homens: a testosterona.

1. O que é testosterona

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela desempenha uma função fundamental no desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os testículos e a próstata, além de promover as características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, a maturação dos ossos e o crescimento do pelo corporal.

A testosterona também está relacionada à saúde, ao bem-estar e à prevenção da osteoporose, por isso, níveis insuficientes de testosterona nos homens podem levar a vários problemas, como perda óssea, bem como em mulheres, que produzem testosterona nos ovários. Mas eles produzem cerca de trinta vezes mais testosterona do que elas.

2. Como age a testosterona

A testosterona determina várias características físicas e comportamentais dos homens, tais como:

  • ganho de massa muscular,
  • fortalecimento ósseo,
  • engrossamento da voz na puberdade,
  • ganho de pelos,
  • maturação dos órgãos sexuais e libido.

    Tanto o seu excesso quanto a sua escassez provocam alterações hormonais que podem deixar os homens, e também as mulheres, mais agressivos ou com diminuição do desejo sexual.

3. Como aumentar a testosterona naturalmente

É possível aumentar a produção de testosterona através da suplementação, que só deve ser realizada com prescrição médica. Por ser um hormônio regulador da libido, da musculatura e da massa óssea, ele pode ser tomado, desde que com orientação e em doses adequadas para cada pessoa.

É possível elevar os níveis do hormônio seguindo algumas dicas, como as dadas pelo site Manual do Homem Moderno:

1. Evitar alimentos processados (os quais, aliás, devem sempre ser evitados por quem preza por uma alimentação saudável).

2. Comer verduras e legumes, pois contribuem para a diminuição do estrogênio, o hormônio feminino.

3. Comer carnes magras e frutas como banana e maçã, que ajudam na síntese de testosterona e são fundamentais para uma dieta que busca o crescimento desse hormônio e o ganho de massa.

4. Consumir gorduras provenientes de azeite, castanhas, nozes, abacate e óleos vegetais, pois trabalham para o equilíbrio e desenvolvimento da testosterona.

5. Evitar o estresse, pois ele aumenta a produção de cortisol, uma substância que interrompe o desenvolvimento da testosterona.

6. Fazer exercícios físicos, pois ajudam a aumentar o nível de testosterona.

7. Manter uma vida sexual ativa, que aumenta a produção natural de testosterona. Aliás, o sexo é uma via de mão dupla: aumenta a produção de testosterona, que estimula a prática do sexo.

4. Testosterona em mulheres

Como vimos, nos seres humanos, e na maioria dos outros vertebrados, a testosterona é secretada principalmente pelos testículos dos machos e, em menor medida, pelos ovários das fêmeas.

Embora produzido em maior escala pelos homens, a testosterona é muito importante para a mulher. Com o passar dos anos, esse hormônio vai deixando de ser produzido naturalmente, além de uma séria de fatores que favorecem o seu declínio, como: o estresse, o sedentarismo, o uso de anticoncepcionais e a alimentação irregular.

Os baixos níveis de testosterona causam sintomas como fadiga, falta de libido, ganho de peso, dificuldade no ganho de massa muscular.

Após a menopausa, a produção da testosterona cai ainda mais, fazendo com que esses sintomas piorem.

A revista Marie Claire fez uma matéria especialmente destinada à testosterona em mulheres. Em alguns casos, a reposição hormonal pode melhorar significativamente esses sintomas. A mulher se sente mais disposta no dia a dia para praticar atividade física, ganhar massa muscular, ter mais libido sexual e capacidade de memória, além dos efeitos antidepressivo, cardioprotetor e de aumento massa óssea.

Por outro lado, o excesso de testosterona em mulheres pode causar aumento da acne, queda de cabelo, pele oleosa, alteração da voz e aumento de clitóris.

Por isso, ter hábitos saudáveis é fundamental para manter as boas taxas de testosterona, além de estar sempre com os exames em dia.

Tanto homens quanto mulheres devem se cuidar, a fim de evitar os sintomas da perda da testosterona e ter qualidade de vida.

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