Obesidade: o cérebro envelhece antes, se você estiver com sobrepeso


Que a obesidade não é amiga da saúde, todos sabem, mas que ela também contribui para o envelhecimento precoce, é a notícia que vem emergindo somente agora, graças a um estudo realizado pela Universidade de Cambridge e publicado na revista Neurobiology of Aging.

Ao que parece portanto, a obesidade coloca em riscos seja a saúde física que a mental. De acordo com a pesquisa, os cérebros de pessoas com excesso de peso parece “dez anos mais velho” do que os das pessoas mais magras.

O estudo foi realizado através da análise da conformação cerebral de 473 voluntários com idades entre 20 e 87 anos, com o objetivo de avaliar o efeito do peso corporal sobre o envelhecimento cerebral.

Com o passar dos anos, é normal que o cérebro naturalmente perca uma parte da sua massa branca, mas no caso de indivíduos com excesso de peso, o cérebro de uma pessoa de 50 anos de idade pode ser parecido com o cérebro de uma pessoa de 60 anos com peso normal.

Tal efeito não teria a ver com todas as fases da vida, mas segundo as informações coletadas no estudo, surgiria mais ou menos em torno da meia-idade. A que coisa seria realmente devida a diminuição da massa branca e qual o efeito que isso poderia ter sobre a saúde, até o momento não se sabe claramente.

Como explicam os pesquisadores do estudo, a obesidade pode levar à degeneração acelerada da matéria branca, mas é igualmente possível que sejam as mudanças no cérebro a determinarem uma maior facilidade em ganhar peso.

“O fato de que as diferenças observadas surgem apenas a partir da meia-idade, pode significar que a pessoa se torna vulnerável naquele ponto da vida. Apenas com mais pesquisas poderemos descobrir se as alterações são reversíveis através da perda de peso, possibilidade que para o momento parece ser absolutamente realista”, disse Paul Fletcher, o pesquisador de Cambridge, que coordenou o estudo.

Especialmente indicado para você:

DE QUEM É A CULPA PELA OBESIDADE, PRINCIPALMENTE A INFANTIL?

A OBESIDADE NO MUNDO…E O BRASIL EM 4° LUGAR!

PIMENTA CONTRA A OBESIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...