Tireóide de hashimoto: as respostas às suas perguntas


Quais são os sintomas da tireoidite de Hashimoto? Como você pode reconhecê-la? O que provoca a tireoidite de Hashimoto?

Também conhecida como tireoidite linfocítica ou “doença do bem-estar”, é uma doença autoimune da tireoide associada ao hipotiroidismo. É causada por anticorpos do nosso próprio organismo, que são produzidos em quantidades excessivas e atacam o tecido da tireoide ao ponto de, eventualmente, matá-lo.

É uma doença que ataca, principalmente, as mulheres e, geralmente, tem origens familiares. Além disso, é muito mais extensa em áreas com ingestão de iodo moderada, enquanto raramente encontrados em áreas de deficiência de iodo.

Os sintomas da tireoidite de Hashimoto

Como se manifesta a tireoidite de Hashimoto, como reconhecê-la e quais são as suas causas? Primeiro, é bom saber que essa doença tende a permanecer assintomática por um longo tempo, isto é, a produção de hormônios da tireoide permanece normal. Em seguida, de um modo geral, os sintomas da tireoidite de Hashimoto são semelhantes aos do hipotiroidismo, por sua vez causado por produção insuficiente dos hormônios T3 e T4, podendo provocar taquicardia, sonolência, astenia, insônia, dor e inchaço da tireóide.

Os hormônios T3 e T4 dependem de uma série de funções vitais, tais como o metabolismo basal e, em parte, a atividade do ovário nas mulheres e a libido. Outros sintomas são:

círculo verde Perda de cabelo;

círculo verde Sensibilidade excessiva ao frio;

círculo verde Muito reduzida a transpiração;

círculo verde Desaceleração do metabolismo, que leva ao ganho de peso;

círculo verde Ansiedade e depressão;

círculo verde Pele seca e unhas quebradiças;

círculo verde Hipercolesterolemia;

círculo verde Declínios de memória;

círculo verde Irregularidades menstruais, polymenorrhea (mais de um fluxo menstrual por mês);

círculo verde Aborto

Como reconhecer?

Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa, de modo a se obter um diagnóstico adequado é sempre bom consultar um endocrinologista, que irá avaliar cada caso entre muitos fatores, incluindo a família e a história médica do paciente.

Em qualquer caso, o primeiro sinal que podem ser evidentes é o bócio: palpação, pode-se ver na verdade um aumento da glândula. Depois de palpação, deve ser feita uma análise específica de sangue, para verificar os valores de TSH (hormônio produzido pela regulação da atividade da tireoide), FT4 e FT3 (frações livres dos hormônios tireoidianos na corrente sanguínea) e anticorpos (AC) peroxidase antitireoide (enzima da tireoide) e anticorpos antitireoglobulina (outro valor que é quase sempre alterado). Em seguida, o seu médico irá prescrever mais testes, se for necessário.

Causas da tireoidite de Hashimoto

Até hoje nós ainda não sabemos os motivos desencadeadores da tireoidite de Hashimoto, embora seja praticamente certo que um papel fundamental é desempenhado pela familiaridade, gravidez e menopausa. Fala-se, também, de uma causa de natureza autoimune: linfócitos T, glóbulos brancos, que fazem parte do nosso sistema de defesa contra patógenos, infiltram-se na tireoide e a ataca, tornando impossível a sua funcionalidade. Esta glândula é destruída, e, em seguida, os sintomas pioram.

Talvez te interesse ler também:

DESEQUILÍBRIO HORMONAL: APRENDA A LER SEUS SINAIS

POR QUE VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO OU NÃO CONSEGUE EMAGRECER?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...