Os ouvidos envelhecem: aprenda como cuidar deles


Você nunca deve ter parado para pensar que o ouvido envelhece, não é mesmo?

Mas, à medida que crescemos e envelhecemos, os nossos ouvidos também são afetados. A idade dos ouvidos é notada quando escutamos menos, não só em relação ao volume, mas também a nossa capacidade de distinguir frequências agudas diminui.

Assim como existem cuidados para manter o nosso corpo saudável, podemos tomar alguns em relação aos nossos ouvidos. Para mantê-los sãos, siga estas dicas:

– Evite exposição a sons fortes, como buzinas, fones de ouvido em alto volume, discotecas e concertos com música alta frequentemente.

– Não permanecer por muito tempo em lugares ruidosos, como fábricas ou zonas industriais. Se você trabalha nesses ambientes, utilize tampões auditivos para amortizar o ruído e proteger seus ouvidos.

– Se você usar tampões de cera, não os retire com objetos pontiagudos. Em casos de dificuldade para retirá-los, procure ajuda profissional.

– Não mergulhe em água contaminada ou duvidosa. Se você mergulhar em grande profundidade, realize exercícios para proteger seus ouvidos das mudanças de pressão.

É normal que com o tempo não escutemos tão bem quando na época de juventude. Mas, se você notar que está com muita dificuldade para escutar, procure ajuda médica.

Talvez te interesse ler também:

O QUE AS FEZES DIZEM SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE

O QUE AS ESPINHAS NO ROSTO TÊM A DIZER SOBRE A TUA SAÚDE?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...