Velas perfumadas: existem riscos para a saúde?


Uma vela perfumada acesa cria uma atmosfera aconchegante e dá uma fragrância agradável ao ambiente. Mas pode haver riscos para a saúde! Nem todas as velas são iguais, por isso, devemos ter cuidado.

Existem velas feitas com perfumes sintéticos que podem resultar em riscos para pessoas alérgicas. O problema não é apenas o uso da fragrância sintética, como também em alguns perfumes, incensos ou aromatizadores de ambiente que causam alergia.

De acordo com Andrew Sledd, um pediatra especializado em toxicologia ambiental que vive em Missouri, algumas velas perfumadas, quando são deixadas acesas por uma hora, podem causar os mesmos efeitos negativos do tabagismo.

Em sua opinião, a fuligem das velas pode representar uma ameaça para o nosso sistema respiratório e pode conter partículas de zinco, chumbo e estanho, já que as velas não têm quaisquer filtros que removam as micropartículas. De acordo com a Environmental Protection Agency, a quantidade de fuligem produzida pode variar de uma vela para outra.

A Environmental Protection Agency e a University of South Florida fizeram pesquisas sobre velas perfumadas. Algumas, quando acesas, podem liberar ftalatos, chumbo, benzeno e tolueno. A EPA sobre o assunto publicou um interessante relatório sobre velas e incensos como fontes potenciais de poluição interna. Você pode ler o documento fazendo o seu download aqui.

Um outro estudo, realizado na Alemanha, mostrou que algumas velas podem emitir vestígios de produtos químicos como acetaldeído, formaldeído, acroleína, e naftaleno.

Já um estudo realizado pela South Carolina University descobriu que as velas de parafina liberam substâncias químicas indesejáveis ​​no ar. De acordo com o professor e pesquisador em química, Ruhullah Massoudi, quem acende uma vela todos os dias, por anos ou frequentemente, pode se expor a riscos para a saúde, como câncer, alergias e asma. Sua referência é a parafina contida nas velas.

Chega de velas em casa?

foto

O que podemos fazer, então, se de vez em quando quisermos acender uma vela? Seria melhor evitar as velas de parafina e preferir as velas naturais feitas com ingredientes como a cera de soja e a cera de abelha. Também, se possível, escolher somente velas artesanais que não contenham perfumes sintéticos, mas apenas óleos essenciais naturais, encontradas geralmente em lojas de produtos naturais.

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER VELA NATURAL, USANDO AZEITE E LARANJA

Fonte fotos: shutterstock




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...