Urticária – Como Reconhecê-la e Os Remédios Caseiros


Sem saber bem por que, a pele começa a coçar. E não é aquela coceira comum, que logo passa. É uma comichão incontrolável e insuportável: a urticária.

Só quem teve sabe o quanto ela pode comprometer a qualidade de vida, principalmente nos casos crônicos. No entanto, é importante conhecer bem o que é esse distúrbio de pele e saber que existem remédios naturais, que podem ser um excelente complemento ao tratamento regular.

Saiba abaixo mais sobre a urticária.

O QUE É URTICÁRIA

A urticária é uma reação alérgica da pele, caracterizada por manchas avermelhadas e protuberantes na pele, inchaço e coceira. A comichão ocorre por que a pele libera uma substância chamada histamina na corrente sanguínea, provocando o sintoma. Muitos são os fatores que podem causar urticária, mas nem sempre há um fator desencadeante claro. Entre os fatores causais estão:

  • Alimentos, como frutos do mar, amendoim, leite, produtos com conservantes e corantes
  • Pólen das flores
  • Pelos de animais
  • Estresse
  • Temperaturas extremas
  • Produtos de limpeza
  • Picadas de abelha
  • Medicamentos
  • Algumas doenças, como lúpus.

Os episódios de urticária costumam desaparecer em 24 horas.

URTICÁRIA NERVOSA – O QUE É?

A saúde emocional pode interferir significativamente nas reações de pele, como a urticária. Por isso existe a urticária nervosa, que acontece quando o indivíduo passa por alguma tensão ou estresse, provocando a comichão que caracteriza esse problema. Geralmente, o uso de pomadas ou medicamentos específicos podem ser úteis, mas é importante também fazer um acompanhamento psicológico do quadro.

URTICÁRIA GIGANTE – O QUE É?

A urticária gigante – ou angioedema – é uma reação de pele que provoca um grave inchaço de pele, como nos olhos, lábios, mãos e pés. Pode ainda ocorrer internamente, causando obstrução das vias aéreas, o que pode ser bem perigoso. Existe um tipo de urticária gigante que é hereditário e costuma ser mais grave. Quando o edema afeta apenas a pele, muitas vezes, apenas medicamentos específicos já são suficientes. Mas se a pessoa sente dificuldades de respirar durante o episódio, é considerado uma emergência médica.

URTICÁRIA EM BEBÊS

Bebês também podem sofrer com urticárias, e as causas costumam ser as mesmas que as dos adultos, lembrando que crianças pequenas são mais vulneráveis, pois o sistema imunológico ainda é imaturo. Nesse caso a urticária pode durar apenas algumas horas ou até meses. Vale lembrar também que essa reação de pele não é contagiosa.

URTICÁRIA CRÔNICA

Quando não há um fator desencadeante claro e os episódios de urticária duram mais de 6 semanas, muito provavelmente trata-se de um caso de urticária crônica. Estima-se que de 0.5 a 1% das pessoas tenham essa doença. Ela é mais comum em mulheres, principalmente, na faixa entre 20 e 40 anos. Quem tem urticária crônica costuma sentir uma perda considerável da qualidade de vida. Por isso é importante buscar o devido tratamento.

URTICÁRIA PEGA?

A urticária não é contagiosa. É apenas uma reação de pele, e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. O mais importante para quem desenvolve esse distúrbio é identificar a causa e utilizar, se necessário, medicamentos, como corticoides e antialérgicos.

URTICÁRIA TEM CURA

A urticária é um espécie de alergia. Por isso, faz-se o controle da doença, eliminando os fatores desencadeantes, e medicando, se preciso. Pode acontecer do indivíduo ter apenas um episódio de urticária e nunca mais desenvolver nada, mas algumas vezes o quadro pode tornar-se crônico. Estima-se que 30% das pessoas que tiveram urticária uma vez vão desenvolver a forma crônica da doença.

VEJA ALGUNAS FOTOS

urticaria 2

urticaria 3

urticaria 4

urticaria 5

REMÉDIOS CASEIROS

Existem alternativas caseiras, que podem ser complementos interessantes ao tratamento da urticária. Lembrando que a avaliação de um especialista é sempre essencial e essas medidas devem ser adotadas como parte do tratamento regular. Conheça abaixo algumas dessas receitas caseiras para tratar urticária.

camomila

1. Chá de camomila e menta

Por terem efeito calmante, podem ser úteis para aliviar a comichão causada pela urticária. Para tanto basta tomar 2 ou 3 porções de chá dessas ervas todos os dias.

2. Compressa de água fria

A água fria alivia a coceira, pois reduz a ação da histamina na corrente sanguínea. Faça compressas no local, lembrando sempre de não colocar os cubos de gelo diretamente na pele para não queimar.

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a aliviar a coceira, pois tem propriedades anti-histamínicas. Para fazer uso desse importante item, basta aplicar um pouco do líquido em um algodão e passar na região afetada, ou mergulhar a área em uma bacia com vinagre por cerca de 20 minutos.

4. Mel e hidraste

Misture duas colheres (chá) de mel e duas colheres (chá) de hidraste em pó, e aplique sobre a região afetada. Cubra com gaze (que deve ser trocada duas vezes ao dia). O hidraste ajuda a secar as lesões e o mel tem efeito calmante e antisséptico.

5. Cebola

A cebola é um poderoso anti-inflamatório e antisséptico. Para usá-la para tratar a urticária, corte a cebola em rodelas e aplique na região afetada. Deixe agir por pelo menos 30 minutos, cobrindo a área com uma toalha limpa.

6. Farinha de aveia e bicarbonato

A aveia é reconhecidamente um excelente aliado no alívio de coceiras de pele. Juntamente com o bicarbonato, pode ser bem útil para tratar urticárias. A farinha de aveia é anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Para fazer essa receita, misture 2 xícaras de farinha de aveia e 1 xícara de bicarbonato de sódio. Jogue a mistura em um recipiente com água morna e mergulhe a área afetada por 15 minutos.

7. Aloe Vera

Também conhecida como babosa, essa planta ajuda a aliviar a coceira, cicatrizar e reduzir o vermelhidão. Para tanto basta extrair o gel da aloe vera e passar na área afetada.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Lidia Santos
    Publicado em 22/01/2021 às 3:21 am [+]

    Olá, eu sou Leonidia, tenho 78 anos e desde criança sofro com urticárias, já fiz muitos tratamentos HC centro dermatológico por 6 meses, me deram alta por não apresentar curas e engordar 10 quilos com 80 compr. de Polaramine, no meu caso não poderia ter tomado nenhum. em vários hospitais com urgência por intoxicação alimentar e químicas Amoccilina, me aplicaram Fenergan que tiveram que me colocar no soro, por quase choque anafilático. etc… agora eu estou em dúvida se tomo a vacina da Covid19 por favor me ajudem!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...