Outubro – mês da conscientização para a prevenção do câncer de mama


A campanha mundial cujo símbolo é o laço cor de rosa, estimula a luta contra o câncer de mama, que atinge mulheres e homens, sem distinção, fala do diagnóstico precoce da doença.

Várias ações de combate são realizadas por institutos ligados à detecção precoce e ao tratamento do câncer de mama já que, fundamental mesmo é a possibilidade de um diagnóstico precoce para que o tratamento seja positivo e tenha melhores resultados. Quanto mais cedo se descobre, mais rápido se trata, maior certeza de cura.

A ONG Americas Amigas, uma organização não governamental que trabalha na prevenção do câncer de mama. Uma doença com 90% de chances de cura quando diagnosticada logo no início. Por isso, há anos este grupo de mulheres batalha para tornar este exame uma realidade para todos os brasileiros que dele necessitem. Mamógrafos estão sendo distribuídos para todos os cantos deste Brasil, inclusive na região amazônica, com o auxílio da Marinha.

Conheça esse trabalho pelo site da ONG e vendo o vídeo abaixo:

Como se diz no vídeo acima: “o problema aqui no Brasil é que o câncer de mama é diagnosticado tarde, no grau três, o que dificulta muito o tratamento”.

Pérola Byington, hospital referência para a saúde da mulher no estado de São Paulo tem, durante todo o mês, uma programação especial que objetiva a conscientização da população. “Os eventos que acontecem no mês de outubro servem para conscientizar a população sobre formas de prevenção e combate do câncer de mama, além de melhorarem o bem-estar e a autoestima das nossas pacientes que passam por tratamento de quimioterapia”, são as palavras de Luiz Henrique Gebrim, diretor técnico da unidade.

Sua atitude pode salvar vidas

As pessoas precisam ser capazes de fazer escolhas saudáveis para suas vidas. Escolhas saudáveis são; deixar o cigarro, o álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, praticar regularmente atividades físicas e conseguir vencer os fatores de estresse. Também é fundamental a proteção à radiação ultravioleta (UV) e a exposição ocupacional e ambiental aos outros tipos de radiação e poluição, como a do ar. Isso é essencial para a redução das mortes prematuras por doenças crônicas.

Por Mais Tempo” é o nome da campanha que visa mostrar à sociedade que é possível viver mais e melhor mesmo após um diagnóstico de câncer de mama metastático. Este movimento traz esperança e busca pressionar o governo a inserir na rede pública (SUS) os tratamentos mais modernos, que hoje somente são acessíveis a quem tem dinheiro para tratamentos particulares ou com bons convênios de saúde. Este tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer, representa 22% dos novos casos de câncer no nosso país e se deve ao descobrimento tardio da patologia.

No video abaixo JouJou Prazer fala sobre o autoexame:

Leia também:

CÂNCER DE MAMA E IMPLANTES DE SILICONE NOS SEIOS

NOVA DESCOBERTA SOBRE O CÂNCER DE MAMA: UMA PROTEÍNA É A RESPONSÁVEL PELA METÁSTASE

PREVENIR O CÂNCER DE MAMA COM BRÓCOLIS E BROTOS DE BRÓCOLIS

Fonte foto: wikipedia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...