Banho de Vapor Vaginal→ Tratamento Antigo e Bom para a Saúde Feminina


Antes eram muito usados: banhos de vapor com ervas, sais ou de água pura, para manter a saúde genital feminina. Esta é uma prática das medicinas ancestrais de povos profundamente ligados à natureza. Assim se tratava, e bem, os problemas menstruais, as complicações pós-parto e até a infertilidade.

MAS, O QUE É UM BANHO DE VAPOR?

Você sabe! É o mesmo que fazemos quando estamos com nariz entupido, peito cheio: ferver a água em uma panela, colocar as folhas mais recomendadas e aspirar aquele vapor úmido cheio de princípios ativos.

Um banho vaginal, de vapor, indica que este vapor curativo deverá ser absorvido pela mucosa vaginal, períneo, ânus e, de preferência, abranger o baixo ventre também pois, por essas aplicações também são tratados diversos problemas uterinos, tanto pelo calor, a umidade, como pelas ervas ou sais.

O QUE SE PODE TRATAR COM BANHOS DE VAPOR VAGINAL?

● Dores na região: qualquer tipo de dor pélvica, uterina, na musculatura vaginal ou anal

● Inflamação associada à menstruação

● Cansaço associado ao parto

● Regula o fluxo menstrual, o período e a ocorrência de coágulos

● Melhora o tônus muscular no pós-parto e idade avançada

● Acelera a recuperação do sistema reprodutivo após parto ou aborto

● Reduz os sintomas de fibromas, quistos nos ovários, debilidade uterina, prolapso e endometriose

● Facilita a recuperação do tecido vaginal (cortes ou lacerações pós-parto), episiotomia

● Facilita a recuperação pós-cesárea

● Previne hemorróidas e facilita a recuperação destas

● Acelera a recuperação do piso pélvico (períneo) no pós-parto

● Reduz sintomas de menopausa

● Alivia a ressequidão vaginal

● Regula o fluxo vaginal natural

● Desintoxica o útero e todo o organismo

● Diminui a dor pélvica, as dores e cãibras uterinas

● Alivia a prisão de ventre e outras condições inflamatórias do intestino

COMO FAZER SEU BANHO DE VAPOR VAGINAL

mulher intimidade

O banho vaginal de vapor é aplicado com você sentada, pernas abertas, sobre o pote, panela, com ervas e água fervente. Tenha cuidado para não se queimar, é claro!

Os vapores curativos afetarão diretamente a vulva e a vagina – tecidos porosos e fartamente irrigados de sangue – produzindo o relaxamento dos tecidos, musculatura, em toda a região pélvica. Pela pele serão absorvidos os princípios ativos que você escolher usar (plantas ou sais) que serão levados, pela corrente sanguínea, até o útero e todo o seu organismo.

O vapor de ervas melhora a circulação local, afina as mucosas, limpa o sistema reprodutivo eliminando o excesso de membranas e possíveis aderências.

Durante o tempo que você estiver recebendo os vapores curativos, mantenha seu corpo coberto, abrigado de correntes de ar ou resfriamentos.

Sente-se a uma distância cômoda da fonte de vapor quente (você não deve sentir que está quente demais ou queimando, claro) e direcione o vapor para sua região pélvica fazendo um casulo com uma toalha grande.

Um bom banho de vapor deve durar entre 20 a 40 minutos, por etapas de 10 minutos cada. E, após o banho, massageie a região com um pano umedecido em água fria, que revitalizará sua pele e lhe trará melhores resultados, recomendam as que já usaram este método de cura.

Após o banho de vapor vaginal, é conveniente que você se deite, relaxe, durma. Mas, mantenha-se bem agasalhada pois, o frio, neste caso, não é fator de cura e sim de padecimento.

QUAIS ERVAS SE PODEM USAR PARA O BANHO VAGINAL DE VAPOR?

As ervas que se costuma usar são algumas das mais conhecidas e sobre as quais já falamos em outros artigos publicados no Greenme Brasil.

Você poderá escolher as que precisar, de acordo com o benefício que quer obter, e usá-las em conjunto, preparando um buquê próprio, muito seu.

Também poderá usar ervas indicadas pela curandeira, o hervanário, o fitoterapeuta, o médico naturista mas, com certeza, você deverá conhecer bem as ervas que escolher para seu uso pois, os resultados, os efeitos e até alguns sintomas e reações colaterais são próprias de cada organismo e, só se conhecendo bem e à erva que vai usar, você poderá fazer sua cura.

banho ervas oleos

Ervas de uso comum em banho de vapor são:

● Valeriana

● Camomila

● Tília

● Alfazema (*)

● Lavanda (*)

● Hortelã

● Orégano

● Tomilho

● Alecrim

● Manjericão

● Rosa

● Calêndula

● Crisântemo

● Pimenta vermelha

● Louro

● Arruda

● Aroeira

● (e muitas mais, com certeza, já que o uso das ervas é diferente para cada povo e, há muitas delas, medicinais, pela terra, certo?)

(*) há diferenças significativas nos usos de alfazema e lavanda, duas plantas muito parecidas, uma de fogo, a outra de água.

Leia aqui: ÓLEO DE LAVANDA É TUDO IGUAL? NÃO! CONHEÇA AS DIFERENÇAS NA AROMATERAPIA

E OS SAIS DE BANHO?

Da mesma maneira que as ervas, os sais são curativos e de uso antigo nos banhos de vapor. Tenha bastante cuidado ao escolher sais e, prefira não misturá-los pois você poderá sofrer os efeitos de uma reação química indesejada, certo?

Os sais de uso comum são:

  • sal marinho,
  • cloreto de magnésio,
  • enxofre,
  • cobre.

Cada sal tem um ou diversos efeitos curativos bastante específicos: cura de feridas, dores ou contaminações bacterianas são os aspectos abrangidos pelos sais que menciono.

O banho de vapor com sais tem efeitos mais drásticos do que aquele preparado com ervas, portanto, vá com calma, estude bem os efeitos de cada sal, teste sua resistência e observe suas reações.

Nem o banho de sal marinho será inócuo caso você abuse dele.

Este tipo de banho é de uso terapêutico na medicina chinesa tradicional, conforme explica o Blog do Departamento de Ginecologia e Andrologia da ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, Portugal.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...