Período fértil – Sintomas, Cálculo da Ovulação e Dias Férteis


A menstruação é uma condição que faz parte da vida de toda mulher, durante um longo período da vida. Muito se fala dela, dos sintomas que antecedem esse importante marco, mas pouco se fala sobre o que acontece no organismo feminino antes da menstruação.

O período fértil diz respeito, justamente, a fase em que a mulher está mais propícia a engravidar, ou seja, quando está ovulando.

Assim como a menstruação, a ovulação também ocorre todo mês, e essas duas fases correspondem ao que se chama de ciclo menstrual.

Aprenda agora como identificar essa importante fase, seja observando os sintomas, seja calculando o período fértil, propriamente dito.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL

Mensalmente, um óvulo é liberado pelo útero para uma eventual fecundação.

O tempo que óvulo fica vivo dentro do útero é de apenas 1 dia, mas os especialistas sempre calculam com margem, justamente por que a ovulação pode sofrer variações, e os espermatozoides podem ficar vivos no corpo feminino por até 3 dias.

Esse tempo corresponde ao período fértil da mulher, que, segundo os médicos, tem duração de seis dias.

Dito isso, o cálculo é relativamente simples: primeiro deve-se verificar o tempo de duração do ciclo menstrual, que varia de mulher para mulher. O mais comum é um ciclo de 28 dias, mas existem algumas que possuem um ciclo menor, de 26 dias, por exemplo, e até maior, de 30 ou 31 dias.

Sabendo disso, considere que o primeiro dia do ciclo é o 1º dia de menstruação. A ovulação, geralmente, ocorre no meio do ciclo, ou seja, em um ciclo de 28 dias, a mulher ovula por volta do 14° dia. No entanto, esse cálculo só vale para quem tem ciclos regulares.

Mulheres que têm ciclos irregulares, devem fazer uma média: verificar a duração dos últimos 6 ciclos, subtrair 18 do ciclo mais curto, para encontrar o primeiro dia fértil; e subtrair 11 do número de dias mais longos para calcular o último dia do período fértil.

10 SINTOMAS DE QUE MULHER ESTÁ OVULANDO

Durante o período de ovulação, o organismo da mulher muda, e alguns sinais podem indicar isso.

Algumas conhecem bem o próprio corpo e conseguem claramente saber que estão ovulando.

Vale lembrar que cada organismo reage de forma diferente, mas os sintomas mais comuns do período ovulatório são:

  1. Secreção vaginal
  2. Cólicas leves
  3. Corrimento
  4. Aumento da libido
  5. Mudança da temperatura corporal
  6. Mudança de humor
  7. Mudança nos seios
  8. Aumento do apetite
  9. Enxaquecas
  10. Náuseas

1. Secreção vaginal

Durante o ciclo menstrual a mulher experimenta uma série de variações na secreção vaginal: há o muco pegajoso, outro que lembra hidratante, um mais claro, outro mais consistente, etc.

A ovulação produz uma secreção vaginal muito similar à clara de ovo. Isso acontece justamente para facilitar a passagem dos espermatozoides pelo canal vaginal.

Durante o período fértil, a mulher sente que está mais lubrificada e consegue perceber, na maioria das vezes, a presença desse muco na calcinha.

2. Cólicas leves

Durante a ovulação, a mulher também pode experimentar uma leve cólica, ou mesmo uma dor pélvica. Isso, geralmente, significa que ela está no período ovulatório.

3. Corrimento

A mulher pode perceber um corrimento rosado que pode ser devido a um pequeno sangramento causado pela ruptura de algum vaso sanguíneo no ovário.

4. Aumento da libido

Graças à ação da progesterona, é comum que a mulher sinta mais desejo sexual no período fértil.

5. Mudança da temperatura corporal

Durante a ovulação, ocorre também um aumento da temperatura corporal, que é percebida se a mulher adquirir o hábito de fazer essa medição todos os dias.

6. Mudança de humor

O humor feminino também pode sofrer alterações durante o período fértil. A mulher neste período pode parecer mais aberta, mais sexy, mais selvagem, diz uma pesquisa. Mas elas também podem simplesmente notar uma mudança de humor, para melhor ou para pior, devido simplesmente às mudanças hormonais que o ciclo lhes impõem.

7. Mudança nos seios

Algumas mulheres provam a sensação de que seus seios parecem pesados, estão inchados ou doloridos.

8. Aumento do apetite

Parece loucura mas o universo feminino é tão surpreendente que não é de se estranhar que algumas mulheres acusem aumento de apetite durante o período fértil, o que até pode causar um leve aumento de peso durante estes dias. Nada de anormal!

9. Enxaquecas

Mulheres que sofrem de enxaqueca muito comumente conseguem notar uma ligação entre a hemicrania e o ciclo menstrual. É enxaqueca na TPM e durante o período fértil.

10. Náuseas

Algumas mulheres dizem sentir náuseas durante o perdido fértil. Estas podem ser resultantes da própria enxaqueca, das mudanças hormonais ou podem aparecer sozinhas, sem as típicas dores de cabeça.

TESTE DA OVULAÇÃO

Existe disponível para compra na farmácia o chamado teste da ovulação. Este teste consiste em um bastão que deve ser molhado na saliva ou na urina e indica o período fértil da mulher com uma certeza de até 98%.

Pode ser interessante para quem está querendo engravidar, já para quem, ao contrário, está evitando a gravidez, lembre-se que o teste da ovulação não é um método contraceptivo e não protege a mulher das DSTs.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...