Testes de gravidez, Caseiro e de Farmácia. São confiáveis?


Esse é um resultado que muda a vida das pessoas. Embora o corpo dê sinais de que há uma transformação em caminho, existem formas diferentes de identificar um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher: a gravidez.

Desde a antiguidade, há uma infinidade de maneiras de testar se a mulher está grávida; alguns, no entanto, embora seculares, carecem de comprovação científica.

O fato é que tais costumes são passados de geração em geração. Por isso vale a pena saber quais são as formas disponíveis de comprovar – ou não – uma gestação em curso.

Conheça abaixo os testes mais comuns.

O TESTE DE GRAVIDEZ MAIS EFICAZ

A forma mais segura e confiável de verificar o positivo ou negativo de uma gestação é o exame de sangue feito em laboratório para medir a dosagem de um hormônio que é produzido pela placenta: a Gonadotrofina Coriônica Humana – HCG.

Ele consegue detectar quantidades mínimas desse hormônio e a taxa de acerto é de quase 100%.

O exame pode ser feito com 1 dia de atraso menstruação. Após 10 dias de fecundação o teste já identifica a presença desse hormônio.

TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA

O teste comprado em farmácia também é confiável, tendo em vista que mede a quantidade do hormônio HCG no organismo. Porém, nesse caso, ele faz a detecção pela urina, e não pelo sangue. Por esse motivo, é necessário levar em conta o melhor período para fazer o exame, pois quando feito cedo demais, pode não conseguir identificar o hormônio, por ele estar em dosagem muito baixa ainda.

Apesar de poder ser feito no 1° dia do atraso menstrual, o mais recomendado é esperar cerca de 7 dias de atraso, quando o HCG está em maior quantidade no corpo.

O melhor horário para fazer esse teste é no horário da manhã, coletando a primeira urina do dia, que é a mais concentrada.

Em menos de 5 minutos sai o resultado, lembrando que uma risca no aparelho de medição significa negativo, e duas riscas significa positivo.

Embora seja confiável, mesmo fazendo esse primeiro teste de farmácia é recomendado que a mulher faça o exame de sangue como comprovação da gravidez.

TESTES CASEIROS DE GRAVIDEZ

sintomas de gravidez

Como dito acima, testes caseiros de gravidez existem desde tempos antigos. Além disso, cartomantes, simpatias e outras coisas do gênero são muito usadas pelo povo supersticioso.

No entanto, é importante destacar que nenhum destes testes, caseiros ou místicos, tem alguma comprovação científica e carecem de metodologia e padronização.

Abaixo, segue uma lista dos principais métodos, os mais populares e conhecidos, feitos em casa para detectar uma possível gravidez.

Água sanitária

Utiliza-se um recipiente com água sanitária e acrescenta-se a urina. Se a água sanitária mudar de cor, fizer espuma ou borbulhar é sinal de que o resultado é positivo. Porém não é explicitada a quantidade de água sanitária necessária, o que tem impacto no resultado. Além disso, a urina reage ao hipoclorito de sódio (água sanitária), pois contém ureia e amônia.

Ferver a urina

Nesse caso, em um recipiente, coloca-se a urina para ferver. Se levantar fervura, formar espuma, significa que o teste é positivo. No entanto, caso a mulher tenha bebido muita água, a urina irá ferver, independentemente das substâncias contidas nela. Além disso, a urina possui pontos de ebulição diferentes, ao contrário da água, que ferve de modo homogêneo.

Pasta de dente

Coloca-se a urina misturada com um pouco de pasta de dente branca. Se a pasta mudar de cor ou formar espuma, o resultado é positivo. Porém a mudança de cor quase nunca ocorre, mesmo que a mulher esteja grávida. Já a formação da espuma acontece por causa da reação dos dois elementos, e é algo comum.

Vinagre

Em um recipiente, coloca-se um pouco de vinagre e urina. Se o vinagre mudar de cor ou espumar, significa que a mulher está grávida. Mas, é de se esperar que o líquido mude de cor por causa da mistura do vinagre e da água. Além disso, não há padronização do tipo de vinagre que deve ser utilizado. Ademais, as duas substâncias quase não reagem juntas.

Agulha

Coloca-se uma agulha em um recipiente com urina, e deixa-se em repouso por 8 horas. Depois disso, se a agulha estiver preta, é sinal de resultado positivo. No entanto, se a urina estiver concentrada demais, a agulha vai ficar escura mesmo, e isso não significa uma gestação em curso.

Cotonete

Aplica-se um cotonete na vagina, até chegar ao útero. Se ele sair limpo, é sinal de positivo, pois não existe menstruação em curso. Porém a região vaginal é rica em vários tipos de secreções, e isso pode confundir. Além disso, a introdução do cotonete pode machucar o colo do útero.

Simpatia para saber se está grávida

Esta talvez seja a simpatia mais conhecida para saber se está grávida. É conhecida como simpatia da aliança e consiste em pegar uma aliança qualquer e amarrá-la em um fio (tem gente que diz para usar um fio do próprio cabelo).

Segurando pelo fio, a mulher se deita relaxadamente e direciona o pêndulo sobre a sua barriga, na altura do umbigo. Se a aliança se mover (dizem que ela gira circularmente) é sinal que há uma vida dentro ao ventre. Caso contrário, se a aliança ficar imóvel, significa que você não esta grávida.

Nem precisaria comentar que a confiabilidade desta simpatia é zero!

OS TESTES CASEIROS DE GRAVIDEZ SÃO CONFIÁVEIS?

Basta saber que quase todos estes testes caseiros tentam identificar a gravidez até mesmo na urina dos homens, para se atentar ao fato de que eles não são nada confiáveis.

Por tudo o que fora exposto, o bom mesmo é confiar 100% somente no exame de sangue feito em laboratório.

Algo tão importante deve ser tratado com seriedade e cuidado sempre.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...